Dança em Rede
GAD – Grupo Ação e Dança do Ceará
- Categoria: Grupos de dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: CE
- Cidade de origem: Fortaleza
- Ano de criação: 1982
- Contato: Helena Coelis
- Endereco: n/a
- Bairro: n/a
- E-mail: n/a 168
Histórico
Fundado pela bailarina Helena Coelis em abril de 1982, o Grupo Amador de Dança do Ceará – GAD (que depois foi nomeado Grupo Ação e Dança) atuou como um dos primeiros corpos de baile do Ceará. A companhia surgiu quando Helena participava do Encontro Nacional de Danças Amadoras, em São Paulo, local onde posteriormente realizou apresentações.
O GAD era formado por 16 bailarinos, entre eles Robson Rosa, Cláudia Pires, Wilemara Barros, Mônica Nepomuceno, Ricardo Freire e Rita Dantas, entre outros.
O grupo prezava por um ambiente de encontros e partilha de experiências, ao contrário das academias de dança que quase exigiam exclusividade de suas alunas naquela época. No GAD, os integrantes entravam em contato com diversos estilos de dança – e não só o balé clássico – como jazz, sapateado e moderno.
Helena convidava coreógrafos de outros estados para desenvolver trabalhos com seus bailarinos, afirmando uma necessidade de ampliar os horizontes dos intérpretes. Alguns destes mestres, como Edmundo Carijó e Lourdes Braga, acabavam por desenvolver coreografias que marcaram a história da companhia. Ê o caso de Pedro da Vida e da Morte, peça assinada por Lourdes Braga, que estreou em 1982. Vestidos com macacões de operários – e não tutus e sapatilhas -, 16 bailarinos interpretavam a música “Construção”, de Chico Buarque
.
O grupo era mantido pelo Studio de Danças Helena Coelis e o recurso era aplicado nos figurinos dos espetáculos, nas passagens para a vinda de coreógrafos e estrutura da escola, por isso não podia pagar para manter também os bailarinos. Em 1988, o grupo foi extinto, mas seus bailarinos seguiram atuando dentro e fora do país.
Trabalhos
– Pedro da Vida e da Morte (1982). Direção Helena Coelis
– Céu e Terra (1983). Direção Helena Coelis
Bibliografia
GADELHA, Rosa Cristina Primo. A Dança Possível: as Ligações do Corpo Numa Cena. / Rosa Cristina Primo Gadelha. – Fortalza: Expressão Gráfica e Editora Ltda., 2006.
Links
(por Elisa Parente | Pesquisa SPCD)
Verbete editado por:
Atualizado (MAIO 2020)