Dança em Rede

Gaga

  • Categoria: Outros

Histórico

Gaga é uma construção de linguagem de movimento desenvolvida pelo coreógrafo Ohad Naharin. Trata-se de uma técnica que se utiliza de uma improvisação guiada para transmitir novos conhecimentos e qualidades de movimento, percorrendo também o âmbito educativo e poético, pois ensina cada um a buscar em si a potência e sensibilidade do seu corpo em movimento. Em uma avalanche de possibilidades cinéticas, há um jogo entre funcionalidade e intenção, entre movimento controlado e instintivo, entre fraquezas e potências.

O desenvolvimento dessa linguagem distancia-se de uma construção estética e passa pela busca de um estado de presença e escuta profunda de si, pela ampliação das sensações e pelo prazer do movimento.

Foram desenvolvidas duas vertentes nessa linguagem: um processo destinado a bailarinos (“Gaga Dancers”), objetivando um aperfeiçoamento na interpretação e consciência de si na cena, ampliando as capacidades expressivas e apropriação de novas formas de movimento (utilizado como ferramenta na Companhia de Ohad Naharin - Batsheva) e, o “Gaga People”, destinado a pessoas sem treinamento em Dança, oferecendo possibilidade para que cada um entre em contato consigo e possa mover-se por prazer.

Uma estratégia utilizada nas aulas dessa técnica é a ausência de pausas, com os comandos sequenciados e acumulativos que sugerem imagens e instruções mentais para convidar gentilmente a uma profunda pesquisa de diferentes texturas de movimento.

Links

Conteúdo produzido originalmente para o Instagram da Edasp

Verbete editado por:

Yeda Peres- Equipe EDASP - Atualizado (JUNHO 2022)