Dança em Rede

Gaia – Dança Contemporânea

  • Categoria: Grupos de dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RS
  • Cidade de origem: Porto Alegre
  • Ano de criação: 2000
  • Contato: Alessandra Chemello

Histórico

O grupo Gaia foi fundado por Alessandra Chemello em 2000, ano de estreia do primeiro espetáculo, “À Flor da Pele”. Alessandra Chemello e Diego Mac assumem a direção e a coreografia da maioria dos espetáculos do grupo. Apesar de algumas produções serem apresentadas em teatros e salas municipais da secretaria municipal de cultura de Porto Alegre, o grupo possui uma acentuada relação com espaços não convencionais de apresentação. Ocupou espaços como as escadas de emergência da Usina do Gasômetro, em “O Buraco de Alice”, o Cine Theatro Ypiranga (antigo cinema transformado em local para festas e eventos), com a encenação de “Alice [ADULTO]” e o Studio Stravaganza(Local de atividades da Companhia Teatro di Stravaganza), na apresentação de “Mulheres fortes em corpos frágeis: lado b”. Além disso, o grupo realizou duas intervenções urbanas do Flash Mob “Dança Macarena”: uma no Mercado Público de Porto Alegre, tendo a participação de mais de 200 pessoas, e outra na Casa de Cultura Mário Quintana, que reuniu cerca de 100 pessoas. Premiação: Destaque Coreográfico Prêmio D.O.M. RS (À Flor da Pele) Prêmio Açorianos ( prêmio concedido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre) 2004, melhor cenografia, iluminação, figurino e trilha sonora (Não se pode amar e ser Feliz ao Mesmo Tempo) 2009 melhor bailarino (Abobrinhas Recheadas) Prêmio RBS Cultura 2009 de Melhor Espetáculo votação Juri Popular Prêmio Klauss Vianna de Dança 2007

Trabalhos

A Flor da Pele – 2000
A relação homem e mulher a partir de uma perspectiva feminina, enfatizando os sentimentos de perda e saudade. A figura masculina aparece implícita em objetos, sons e movimentos; investigação sobre as relações da dança com outras mlinguagens, como vídeo e fotografia; trilha sonora composta por músicas de Zeca Baleiro, cujas letras e textos facilitam o reconhecimento e a identificação dos sentimentos.
Direção geral e coreografia: Diego Mac e Alessandra Chemello
Elenco: Alessandra Chemello, Cíntia Bracht, Fabi Vanoni e Joana Amaral.
Figurino: Raquel Chappelletto
Cenário: Diego Mac
Iluminação: Fabrício Simões

Ninfas da Loucura – 2001
A mulher naturalista (literatura), tradução de temas usuais relacionados à mulher. Trabalho de pesquisa junto a sons e movimentos, pesquisa musical desenvolvida pelo Dj Ticiano.
Direção coreográfica: Alessandra Chemello
Direção: Ticiano Paludo
Elenco: Alessandra Chemello, Caroline Peter, Ananda Matte e Carolina Lemos.
Figurino: Alessandra Chemello e Ticiano Paludo
Trilha Sonora: Ticiano Paludo
Cenário: Alessandra Chemello e Ticiano Paludo
Iluminação: Fabrício Simões
Produção: Camila Testa

Não se Pode Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo-2004

As dores do coração, a dor de quem ama demais através da perspectiva feminina com humor e ironia. Inspiração no livro homônimo de Nelson Rodrigues publicado sobre o pseudônimo de Myrna. Além das apresentações em Porto Alegre o grupo se apresentou em São Paulo
Direção geral e coreografia: Diego Mac e Alessandra Chemello
Elenco: Alessandra Chemello, Cintia Bracht, Joana Amaral

Projeto Alice
O buraco de Alice – 2006
Aborda os assuntos tratados por Lewis Carrol em “Alice no país das maravilhas” e “Alice através do espelho” voltados para o público infantil. Relação criança-arte/dança. Foi montada uma grande instalação vertical nas escadas de emergência da Usina do Gasômetro formando um buraco que cria um ambiente lúdico e sensorial.
Direção geral e coreografia: Diego Mac e Alessandra Chemello
Elenco: Adriane Mohr, Alessandra Chemello, Cíntia Bracht, Diego Mac, Fabi Vanoni, Juliana Moreschi, Miguel Sisto.
Trilha Sonora: Diego Mac, Alessandra Chemello e Ticiano Paludo
Produção: Grupo Gaia

Alice [adulto] – 2007
Prêmio Klauss Vianna de Dança 2007 e financiamento FUMPROARTE.
Alice aos 24 anos; recriação do País das Maravilhas a partir da visão de um adulto.
Direção geral e coreografia: Diego Mac e Alessandra Chemello
Elenco: Alessandra Chemello, Cíntia Bracht, Diego Mac, Douglas Jung, Fabi Vanoni, Henrique da Natividade, Nilton Gaffree e Patrick Vargas.
Figurino: Raquel Capeletto
Iluminação: Carmem Salazar
Cenário: Zoé Degani
Trilha Sonora: Diego Mac e Alessandra Chemello
Produção: Grupo Gaia

Mulheres Fortes em Corpos Frágeis- 2008
O universo feminino retratado por Mulheres frágeis em corpos fortes. A partir da visão de três coreógrafos diferentes e três bailarinas que nunca haviam trabalhado juntos. São três obras distintas que constituem o espetáculo, pois cada par trabalhou em cima de situações como superação, dor, angústia e sensualidade.
Alessandro Dall’Omo se inspirou na personagem Dorothy de O Mágico de Oz para trabalhar com Roberta Savian – coreografia “Os três pedaços”.
Diego Mac dirigiu Daniela Aquino em “Cinderela Fashion Week”
Paulo Guimarães trabalhou com Alessandra Chemello numa coreografia dividida em 3 partes: o ninho da madrasta, a mulher de vidro, Geni.
Coreografia: Alecssandro Dall’Omo, Diego Mac e Paulo Guimarães
Direção Geral: Diego Mac e Alessandra Chemello
Elenco: Alessandra Chemello, Daniela Aquino, Roberta Savian
Figurino: Raquel Capeletto
Iluminação: Lila Viera
Cenário: Êlcio Rossini
Produção: Grupo Gaia

Abobrinhas Recheadas – 2009
recebeu Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística 2008.

Maneira como as formas visuais de e em movimento podem ser deslocadas de suas criações originais para assumirem outras estruturas de representação do corpo. Colocar em cena questões sobre corpo, movimento e cultura pop através da relação entre dança vídeo.
Direção coreográfica: Diego Mac e Alessandra Chemello
Direção Geral: Diego Mac
Elenco: Daniela Aquino, Fabi Vanoni, Joana Amaral, Nilton Gaffree
Figurino, Cenário, Iluminação e Trilha Sonora: Diego Mac e Alessandra Chemello

Cinderela Fashion Week – 2011
recebeu financiamento do FUMPROARTE

Um desfile de dança contemporânea através de alfabeto corporal embalado por elementos do pop. A narrativa do espetáculo conta a história de 10 Cinderelas – quatro homens e seis mulheres – que desfilam por uma passarela montada sobre o palco ao som de um pot-pourri com várias vertentes do pop. Encenando “frases coreográficas” e utilizando o alfabeto corporal – formado por códigos linguísticos, em que cada letra do alfabeto possui um movimento respectivo – o grupo mostra que desfilar é uma passagem corporal e visual.
Direção geral e coreografia: Diego Mac e Alessandra Chemello
Elenco: Alessandra Chemello, Aline Jones, Daniela Aquino, Denis Gosch, Fabi Vanoni, Guadalupe Casal, Joana Nascimento do Amaral, Nilton Gaffree, Patrick Vargas e Ricardo Zigomático.”

Videografia

Documentário do Grupo parte I:

http://www.youtube.com/watch?v=wiTTKWojke4

Documentário do Grupo parte II:

http://www.youtube.com/watch?v=B62MhxS7r_U

Links

Blog do grupo:
http://www.grupogaia.art.br/blog/gah/

(Por Paola Vasconcelos| pesquisa SPCD)”

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)
X