Dança em Rede
Groosland
- Categoria: Coreografias
- País de origem: Holanda
- Ano de criação: 1989
Histórico
O espetáculo “Groosland” de Maguy Marin, retrata a “terra dos gordos”, fazendo uma crítica ao corpo ideal para a dança. Trata-se de uma produção de 1989, quando não havia pessoas “fora do peso ideal” na dança, assim como já havia no cinema e no teatro. O título do espetáculo carrega propositalmente um “erro” ortográfico.
“Groosland” foi escrito com dois “oo”, deixando de ser uma palavra francesa, alemã ou holandesa, mas que deixa bem claro sobre o que o espetáculo sugere: “Terra dos gordos”.
“Groosland” surgiu a partir de um convite feito a Maguy Marin para coreografar um trabalho para a companhia Dutch National Ballet em Amsterdã. Sem um tema ou música específicos, a única exigência foi que ela trabalhasse com a Orquestra Sinfônica, o que a levou a optar pelos movimentos da dança clássica, sem perder a sua marcante contemporaneidade, teatralidade e personificação dos bailarinos, características muito peculiares nos trabalhos da coreógrafa.
O espetáculo apresenta um interessante elemento: a transformação dos bailarinos em pessoas gordas. Segundo a própria coreógrafa, ela gosta de transformar os bailarinos, porque eles sabem bem o que fazem e conhecem bem os seus corpos, possibilitando trabalhar intensamente com eles dentro destas novas possibilidades, fazendo com que apliquem todo o seu
profissionalismo e técnica à disposição dessa nova forma física. Esta obra exigiu um intenso vigor técnico, porém sutil, apresentando o olhar sensível, divertido e poético de Maguy Marin.
Links
Conteúdo produzido originalmente para o Instagram da Edasp
Verbete editado por:
Equipe | Escola de Dança de São Paulo - Atualizado (JUNHO 2022)