Dança em Rede

Instituto Candango de Artes

  • Categoria: Escolas
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: DF
  • Cidade de origem: Brasília
  • Tipo de Escola: Particular
  • Atividade: Instituto de Artes
  • Ano de criação: 2012
  • Direção: Shaiene Santana
  • Formato de escola: Instituto de Artes
  • Bolsa de estudos: Projetos Sociais
  • Processo seletivo: Corpo de Baile Juvenil e Adulto
  • Ocorrência: Anualmente
  • Voltado à: Formação em Dança
  • Contato: (61) 985735241
  • Telefone: (61) 985735241
  • Endereco: St. O Qno 11 Conjunto O, 40 - Lote, Brasília - DF, 72255-115, Brasil
  • Bairro: Setor O - Ceilândia
  • E-mail: institutocandangodeartes@gmail.com

Histórico

 

O Instituto Candango de Artes é uma escola de formação artística que oferece o ensino da dança em suas diversas estéticas com excelência didática e eficácia, proporcionando um bem estar físico, qualidade de vida e socialização, formando assim profissionais completos através do trabalho e dedicação. O objetivo do instituto é ser identificado por sua qualidade de ensino e compromisso com a responsabilidade social, sendo uma escola de referência em dança, oferecendo aprimoramento contínuo e inovando sempre. Seus valores perpassam por ser uma empresa ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável, com comprometimento, qualidade de ensino, profissionalismo, disciplina, dedicação e amor.

Cursos

Balé clássico, uma dança que exige movimentos amplos e precisos, com membros muito bem alongados, em que a flexibilidade e força são componentes essenciais para a técnica. O Ballet Clássico apresenta diversas vantagens na vida cotidiana, além do fortalecimento muscular e aprimoramento do condicionamento físico, ele também proporciona uma vida mais feliz, estimulando a autoestima e a autoconfiança.

Técnicas de Pontas, as aulas são inteiramente voltadas ao aperfeiçoamento das técnicas clássicas do Ballet, com exercícios específicos para o fortalecimento e perfeita execução da dança na ponta dos pés. Este processo exige muito cuidado, e é executado  com exercícios que promovem o aquecimento, alongamento e força necessária para a prática correta e segura de ponta.

Dança Contemporânea, não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Sua técnica é tão abrangente que não delimita estilos de roupas, músicas, espaços ou movimentos. Desenvolve o corpo como um todo, de modo a expandir amplamente seu repertório corporal com base no alinhamento ósseo, na conquista de habilidades motoras e no desenvolvimento do movimento consciente.

Jazz, uma manifestação corporal acompanhada de música, marcada pela polirritmia (quando o corpo acompanha vários ritmos simultaneamente) e pelo swing. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados. 

Professores

Shaiene Daniele de Santana Basilio,

Bailarina, professora e coreógrafa na área clássica e contemporânea. Iniciou seus estudos na área da dança em 1997 em Cabo Frio – RJ com Ophélia Corvello. Realizou diversos espetáculos e participou de vários cursos de capacitação para bailarinos e professores com nomes da dança nacional e internacional como Ophélia Corvello, Júnior O’Hara, Carol Segurado, Kelly Albuquerque, Guiomar Melo e Vladimir Rybyakov. Proprietária e diretora do Instituto Candango de Artes ICA, que nasceu do Projeto Social Arte Pela Vida, onde trabalhava com crianças em situação de vulnerabilidade e sob custódia desde 2009. Em 2012 o projeto e o centro cultural passaram a se tornar uma instituição, abraçando e atendendo a população do DF e mantendo os projetos sociais em andamento. A instituição hoje possui nomeações e certificações pelo seu serviço de excelência e é reconhecido pelo Conseil International de la Danse (CID), uma organização oficial da UNESCO que representa a dança mundialmente.

Sâmya de Santana Neves,

Iniciou os estudos na área da dança em 2010 no Centro Cultural Arte Pela Vida, se tornando monitora em 2011 e adquirindo contato com a sala de aula para futuramente lecionar. Começou a se aperfeiçoar e fazer vários cursos ao longo dos anos e em 2014 foi atestada pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Distrito Federal (bailarina). Desde então vem trabalhando como professora, coreógrafa, ensaiadora, coordenadora e produtora na área da dança, utilizando a Metodologia Vaganova (Russa), no ensino do Ballet Clássico com aperfeiçoamento na linguagem infantil. Atualmente é fisioterapeuta pela UNB, instrutora de pilates e vice-diretora do Instituto Candango de Artes (ICA), dando continuidade a sua carreira profissional.

Adrya Santana,

Iniciou seus estudos em 2013, aos 7 anos com a Maître Ophélia Corvello e Shaiene Santana no Instituto Candango de Artes, onde cresceu e se desenvolveu tecnicamente passando a compor o Corpo de Baile da instituição. Durante seu processo de crescimento técnico fez cursos com grandes mestres do mundo da dança como Guiomar Melo e Vladimir Rybyakov, participou de festivais, mostras e competições desde 2015. Atualmente é bailarina, monitora e professora em formação pelo Instituto Candango de Artes

Gabriel Felipe,

Ator, bailarino, professor e coreógrafo na área clássica e contemporânea. Iniciou seus estudos com dança em 2015 no ICA com dança clássica. Desde então, fez diversos cursos na área clássica e contemporânea, com profissionais de nome e participou de vários espetáculos e montagens na área clássica e contemporânea. Hoje atua como professor e bailarino do ICA e bailarino da Foco Cia de Dança, além de ser graduando em Artes Cênicas pela UNB

Dafne Mussoline,

Em 2013, aos 6 anos, começou seus estudos preliminares de Ballet com Elaine Carine na Faculdade da Dança, aos 9 anos, iniciou os estudos no Instituto Candango de Artes, onde cresceu e se desenvolveu tecnicamente com orientações da Maître Ophélia Corvello e Shaiene Santana, passando a compor o Corpo de Baile da instituição. Atualmente é bailarina, monitora e professora em formação pelo Instituto Candango de Artes

 

Referências

Balé clássico, uma dança que exige movimentos amplos e precisos, com membros muito bem alongados, em que a flexibilidade e força são componentes essenciais para a técnica. O Ballet Clássico apresenta diversas vantagens na vida cotidiana, além do fortalecimento muscular e aprimoramento do condicionamento físico, ele também proporciona uma vida mais feliz, estimulando a autoestima e a autoconfiança.

Técnicas de Pontas, as aulas são inteiramente voltadas ao aperfeiçoamento das técnicas clássicas do Ballet, com exercícios específicos para o fortalecimento e perfeita execução da dança na ponta dos pés. Este processo exige muito cuidado, e é executado  com exercícios que promovem o aquecimento, alongamento e força necessária para a prática correta e segura de ponta.

Dança Contemporânea, não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Sua técnica é tão abrangente que não delimita estilos de roupas, músicas, espaços ou movimentos. Desenvolve o corpo como um todo, de modo a expandir amplamente seu repertório corporal com base no alinhamento ósseo, na conquista de habilidades motoras e no desenvolvimento do movimento consciente.

Jazz, uma manifestação corporal acompanhada de música, marcada pela polirritmia (quando o corpo acompanha vários ritmos simultaneamente) e pelo swing. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados.

Trabalhos

Shaiene Santana é bailarina, professora e coreógrafa na área clássica e contemporânea. Iniciou seus estudos na área da dança em 1997 em Cabo Frio – RJ. Realizou diversos espetáculos e participou de cursos de capacitação com nomes da dança nacional e internacional. Proprietária e diretora do ICA, que nasceu do Projeto Social Arte Pela Vida. A instituição hoje possui nomeações e certificações pelo seu serviço de excelência e é reconhecido pelo Conseil International de la Danse (CID), uma organização oficial da UNESCO que representa a dança mundialmente

 

Sâmya Santana iniciou os estudos na área da dança em 2010 no Centro Cultural Arte Pela Vida (ICA). Em 2014 foi atestada pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Distrito Federal (bailarina). Desde então vem trabalhando como professora, coreógrafa, ensaiadora, coordenadora e produtora na área da dança, com aperfeiçoamento na linguagem infantil. Atualmente é fisioterapeuta pela UNB e vice-diretora do Instituto Candango de Artes (ICA), dando continuidade a sua carreira profissional.

Bibliografia

O Instituto Candango de Artes nasceu como um projeto social para a comunidade, em um primeiro momento, seus trabalhos foram desenvolvidos em conjunto com uma instituição religiosa, Igreja de Nova Vida na Ceilândia Sul, Brasília/DF. O projeto foi crescendo e por meio de uma entrevista feita por um dos alunos, Marcos, ao Balanço Geral, o administrador da Ceilândia teve conhecimento dos trabalhos artísticos desenvolvidos pelo projeto, fato essencial para que o projeto fosse fomentado e reconhecido pelas autoridades governamentais.

Desta nova visão dada ao projeto, chamado de Arte pela Vida, foi construído o primeiro espetáculo chamado Filho Pródigo, sendo apresentado na Sala Martins Pena, um espaço integrante do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. Nesse período, a diretora do atual instituto, Shaiene Santana, conheceu o produtor, coreógrafo, professor de dança e bailarino Junior O’Hara, organizador do Taguatinga Dança; uma pessoa essencial para a institucionalização do projeto que ajudou no crescimento da escola.

Por meio do apoio da administração, o projeto saiu da igreja e se tornou o Centro Cultural Arte pela Vida, seguindo como projeto social, mas agora também acolhia crianças da comunidade. Com o tempo, o trabalho foi se consolidando, sendo transferido para a Ceilândia Centro e formalizado como Instituto Candango de Artes, essa troca de nomeação foi um estudo em parceria, uma troca de conhecimento entre Andrea Maciel e Pastora Diana.

 Em 2024, a escola  realizou 15 anos de desenvolvimento artístico e social, todo esse processo precisou de uma mudança de mentalidade por parte da direção, Shaiene e Sâmya Santana (vice-diretora), para que se tornasse uma escola renomada, sendo necessário uma qualificação em outras áreas, principalmente nas empresariais, que fomentassem o crescimento dos trabalhos exercidos pelo instituto, sem perder o seu cerne primário, sua essência de atender socialmente a comunidade.

Por isso, o ICA oferece projetos sociais como Projeto Arte pela Vida, que visa promover cursos de dança (Ballet Clássico, Jazz, Dança Contemporânea e Hip Hop), de maneira gratuita para crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos, que tenham não só o sonho de se desenvolverem através da dança, mas também de ser impactados pela arte. E o Projeto Mulheres Seguras, que tem como objetivo realizar curso de dança gratuito direcionado a mulheres vítimas de violência, de abuso físico e/ou verbal; transtornos emocionais como depressão, ansiedade e outros males que possam ser atenuados por meio do resgate da autoestima, autoconfiança e autocuidado, através do trabalho poético corporal e suas vertentes.

 

Contudo, outro trabalho desenvolvido atualmente pelo instituto é o ICA Ballet Online, uma plataforma digital que fornece aulas de técnica em dança clássica para estudo online, visando um alcance maior de público que possa conhecer os valores da escola e a metodologia ensinada, principalmente para quem não consegue acessar de forma presencial.

Videografia

O Instituto Candango de Artes, além de ser uma escola, também é uma empresa que cresceu muito, e atualmente, tem diversos projetos, enfatiza-se o Pliécast, uma plataforma de podcast pelo youtube que seu cerne é conversar sobre a área artística cultural da dança. Um dos primeiros vídeos realizados é sobre a história da escola, uma videografia, bibliografia em formato audiovisual sobre seu crescimento e consolidação.

 

Link para acesso aos conteúdos produzidos: http://www.youtube.com/@Pliecast

Verbete editado por:

Cibele Moraes de Oliveira