Dança em Rede
Isabel A. Marques
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Brasil
- Atividade: Professora
Histórico
Isabel A. Marques é pioneira no Brasil na sistematização e pesquisa na área de ensino de dança, com um vasto trabalho que interliga pesquisa, ensino e produção artística no Brasil e no exterior.
Começou a estudar balé aos sete anos, no Estúdio de Ballet Cisne Negro, em São Paulo. Aos 15, ganhou uma bolsa de estudos e foi ao Canadá, onde estudou em um colégio internacional e teve contato com vários tipos de dança.
De volta ao Brasil, não se adaptou no retorno ao balé e procurou fazer aulas com Regina Faria, discípula de Maria Duschenes, enquanto experimentava outros estilos, como contato-improvisação, método Klauss Vianna, entre outros. Nesse momento, cursava Pedagogia na Universidade de São Paulo (USP) e começou a pensar em como aliar os conhecimentos do curso universitário com a dança, já que não havia nada formalizado em São Paulo a respeito do tema. Assim nasceu seu projeto de conclusão do curso de graduação, sobre Dança e Educação.
Com isso, partiu para um mestrado em Dança no Laban Centre for Movement and Dance (Londres) e concluiu doutorado na Faculdade de Educação da USP, em 1996.
Em 1991, recebeu uma bolsa de Professor Visitante da FAPESP (1991), para apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais.
Nos anos de 1991-92, durante a gestão de Paulo Freire (1921-1997) à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, atuou como assessora na área de Arte (dança), tendo orientado a introdução da dança no currículo escolar.
Em 1993, ganhou a Bolsa Vitae de Artes para desenvolver um projeto artístico educativo com alunos e professores do Ensino Médio, da rede pública estadual de São Paulo, que resultou no espetáculo Corpo Dócil". Nesse mesmo ano, também recebeu uma bolsa-pesquisa do CNPq.
Entre 1997 e 2001, assessorou o Ministério da Educação (MEC) na redação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Arte e nos Referenciais de Arte para Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em 2001, presidiu a convite da UNESCO o Seminário Latino-Americano de Arte e Educação, tendo assessorado a redação de documento da área de dança para América Latina e Caribe. No ano seguinte, recebeu apoio da instituição para realização de curso de formação continuada de professores em Dança.
No ano de 2012, recebeu ainda apoio do Ministério da Cultura (MinC) dentro do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural para realização de curso de Especialização no Trinity Laban/Londres.
Foi professora de Didática e Prática de Ensino de Dança na FE-UNICAMP por cinco anos e professora conferencista (convidada) no curso de Artes Cênicas da ECA-USP. Foi professora do curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi (SP). Ministrou cursos voltados para a área de Dança e Educação em cursos de pós-graduação (especialização) na Universidade do Rio Grande do Norte (RN), Universidade Federal de Viçosa (MG), na Universidade do Estado de Santa Catarina (SC), na Faculdade de Educação da USP (SP) na Faculdade de Educação Física de Santo André (SP) e Faculdade de Artes do Paraná (PR).
Já prestou assessoria para diversas secretarias de ensino do país, entre elas São Carlos, Americana, Jacareí, Campinas, Jundiaí, Sto. André, S. Caetano, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Araraquara, Nazaré Paulista, Recife, Fortaleza, Paraná, Porto Velho, Porto Alegre, Floripa, Rio, Sampa, Goiânia, Belém e Campo Grande.
Apresentou trabalhos, cursos, workshops e espetáculos de dança em congressos internacionais na África do Sul, Austrália, Brasil, Cuba, Canadá (Montreal, Regina), Estados Unidos (Salt Lake City, San Diego, Greensboro, N. York, Orlando), Finlândia, Portugal e Uruguai e em vários eventos e universidades nacionais nos estados do Amapá, Pará, Bahia, Brasília, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo (Americana, Araraquara, Bauru, Diadema, Campinas, Itaquá, Jacareí, Nazaré Paulista, Rio Claro, Ribeirão Preto, Ribeirão Pires, S. André, S. Bernardo, S. Caetano, S. Carlos, Santos, capital).
Fundou no Brasil a dance and the Child international (daCi-UNESCO), tendo sido membro do Conselho e da Diretoria Internacional por nove anos. Ê membro da International Society for Education through Art (INSEA), do Congress on Research in Dance (CORD), da National Dance Education Association (NDEO) e da Associação de Arte Educadores de São Paulo (AESP)
Após a conclusão de seu doutorado, em 1996, fundou e passou a dirigir a Caleidos Cia. de Dança, voltada ao trabalho entre arte e educação, com trabalhos premiados pelo Programa de Fomento à Dança (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e pelo ProAC (SEC/SP).
Com Fábio Brazil, criou e dirigiu de 2001 a 2008 o Caleidos Arte e Ensino, prestando assessoria e consultoria a projetos e programas de educação continuada, comunicação e dança. Desde 2007, dirige ao lado dele o Instituto Caleidos."
Trabalhos
BRAZIl, Fábio e MARQUES, Isabel A. Arte em Questões. São Paulo: Instituto Caleidos, 2012
MARQUES, Isabel A. Interações: Crianças, Dança e Escola. São Paulo: Blucher, 2012.
MARQUES, Isabel A. Linguagem da Dança – Arte e Ensino. São Paulo: Digitexto, 2011 (Livro finalista do Prêmio Jabuti 2011).
MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 2003
MARQUES, Isabel A. Ensino de Dança Hoje: Textos e Contextos. São Paulo: Cortez, 1999.
Verbete editado por:
Atualizado (MAIO 2020)