Dança em Rede

Janice Botelho

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RJ
  • Cidade de origem: Rio de Janeiro
  • Atividade: Coreógrafa
  • Data de nascimento: 03/01/1961

Histórico

Janice Botelho iniciou seus estudos em ballet clássico ainda criança e posteriormente também em Dança Moderna e Jazz. Estudou com Martha Schluter, Margarida Abranches, Nádia Nardini, Tânia Nardini, Vilma Vernon, Eliana Karin, Flávio Sampaio, Antonio Negreiros, entre outros. Cursou o “Graded Syllabus” da Royal Academy of Dance de Londres. Também fez cursos no Broadway Dance Center, Alvin Ayley, entre outros. Em sua formação acadêmica, possui graduação em Educação Física e Pós-graduação em Educação Psicomotora. Ê professora de dança há 30 anos. Foi coordenadora e professora da Academia Rhitmus, no Rio de Janeiro. por 18 anos. Atualmente, além de atuar como coreógrafa, é professora do Ballet Dalal Achcar,desde 1999, e desenvolve um projeto de dança com crianças na Escola Municipal Jackson de Figueiredo, no Rio de Janeiro.

Trabalhos

Como bailarina, foi integrante do Grupo Bandança, participou de espetáculos, novelas, longa-metragens, abertura do programa Fantástico, além de outros programas na Rede Globo de Televisão .

Trabalhou com Tânia, Nádia e Tony Nardini, Ciro Barcelos, Regina Sauer, Nino Giovanetti, entre outros. Como coreógrafa, trabalhou em montagens teatrais com Claudia Valli, Cia de Teatro Medieval, Zé Zuca, entre outros.

Coreografou shows, espetáculos de dança e criou obras para a Cia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro, sob direção de Dalal Achcar e Mariza Estrella.

Foi coreógrafa da Comissão de Frente de Escola de Samba Mangueira e da minissérie “Dalva e Herivelto”, sob direção de Dênis Carvalho.

Com Charles Möeller e Claudio Botelho trabalhou nos musicais “Gypsy”, pelo qual foi indicada ao prêmio Shell pela coreografia, junto a Flavio Salles e “Um Violinista no Telhado”.
Por três anos esteve à frente do balé do programa Criança Esperança na TV Globo, sendo responsável por toda a parte coreográfica, sob a direção de Wolf Maia e Ulysses Cruz.

Em 2012, coreografou a abertura da Arena Grêmio em Porto Alegre. Em 2013 foi responsável pela coreografia da Via Sacra e Atos Centrais da Jornada Mundial da Juventude na recepção do Papa Francisco, sob a direção de Ulysses Cruz, além da abertura do Prêmio Multishow de Música Brasileira.

Links

(Liana Vasconcelos | SPCD Pesquisa) 322

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)