Dança em Rede
Juliana Amelia Paes Azoubel
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: MG
- Cidade de origem: Belo Horizonte
- Atividade: Professora no curso de Licenciatura em Dança da UFMG
Histórico
Ê mestre em Artes Cênicas (Dança) pelo Center for Latin American Studies - University of Florida e graduada em Dança- Ensino, Execução e Coreografia - pela mesma universidade.
Tem experiência na área de Dança, com ênfase em coreografia, ensino e execução da Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança contemporânea, dança/educação, teatro e consciência corporal através do ensino do método Pilates.
Atuou como docente coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes da UFPR, de 2009 a 2013. Ê professora de dança e pilates no Curso de Licenciatura em Dança da UFMG e coordenadora da área de Dança do DFTC, da Escola de Belas Artes da UFMG.
Pesquisa a dança brasileira e aspectos sócio-culturais e pedagógicos no corpo de quem dança. Na área de etnologia da dança, possui trabalhos relacionados à cultura brasileira (Frevo e Dança Contemporânea) e à cultura africana (Máscaras e danças da Costa do Marfim).
Desde 1996, trabalha no Center for World Arts na University of Florida, onde fundou, dirigiu, coreografou e dançou para o primeiro grupo dedicado a performance e aos aspectos pedagógicos da dança brasileira.
Tem experiência na área de Dança, com ênfase em coreografia, ensino e execução da Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança contemporânea, dança/educação, teatro e consciência corporal através do ensino do método Pilates.
Atuou como docente coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes da UFPR, de 2009 a 2013. Ê professora de dança e pilates no Curso de Licenciatura em Dança da UFMG e coordenadora da área de Dança do DFTC, da Escola de Belas Artes da UFMG.
Pesquisa a dança brasileira e aspectos sócio-culturais e pedagógicos no corpo de quem dança. Na área de etnologia da dança, possui trabalhos relacionados à cultura brasileira (Frevo e Dança Contemporânea) e à cultura africana (Máscaras e danças da Costa do Marfim).
Desde 1996, trabalha no Center for World Arts na University of Florida, onde fundou, dirigiu, coreografou e dançou para o primeiro grupo dedicado a performance e aos aspectos pedagógicos da dança brasileira.
Bibliografia
Publicou nos Estados Unidos o livro: Frevo and the contemporary dance scene in Pernambuco, Brazil: staging 100 years of Tradition"."