Dança em Rede

Karen Teixeira

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: Bauru
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: Coreógrafa
  • Atividade: Professora de Dança
  • Data de nascimento: 02/04/1974

Histórico

niciou seus estudos de Ballet Clássico em 1980 aos 5 anos de idade com a professora Yola Guimarães, na Associação Luso Brasileira de Bauru.
Em 1981 com a vinda da professora e bailarina Lucila Teixeira Mendes a cidade de Bauru, deu continuidade aos seus estudos na Academia Lucila Teixeira Mendes que futuramente (1987) se tornara Sigma Academia de Dança.
Como bailarina interpretou vários repertórios clássicos como: Lago dos Cisnes, Giselle, La Fille Mal Gardee, Diana e Acteon, A Escrava e o Mercador, Don Quixote. Recebeu premiação no Festival Sesc Mobil em 1988 como destaque de melhor bailarina do Festival.
Se aperfeiçoou e continua se aperfeiçoando em ballet clássico e jazz dance, apesar de ter estudado outros estilos de dança com: flamenco, ballet moderno e contemporâneo.
Ê especialista em Dança pela Universidade do Sagrado Coração.
No ano de 2000, assumiu a direção da Academia Sigma de Dança, dando continuidade ao trabalho de sua mestra Lucila Teixeira Mendes, onde continua dirigindo, ensinando e coreografando para esta escola que agora é de sua propriedade junto com outra sócia.
Atualmente é proprietária, diretora, professora e coreógrafa da Sigma Escola de Dança e do Grupo Sigma. Participou de grandes festivais de dança como diretora e coreógrafa. Entre eles temos: FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE, ENDA ( Encontro Nacional de Dança); Passo de Arte; TBD (Troféu Brasil de Dança), onde em muitos, arrebatou diversas premiações significativas.
Recentemente o Grupo Sigma, sob sua direção com as coreografias GUARDIANS e FREVO de sua autoria participou competindo no NYCDA ( New York City Dance Alliance) um dos maiores concursos de dança dos Estados Unidos, que teve a final na cidade de Nova York e obtiveram um resultado surpreendente, pois receberam a premiação máxima (PLATINA AWARDS) nas duas coreografias além de algumas premiações extras como: MELHOR FIGURINO DO FESTIVAL, DESTAQUE PARA ENERGIA E DESTAQUE PARA EXPRESSÃO E PRESENÇA DE PALCO.

Bibliografia

(por Carolina Romano de Andrade |Pesquisa SPCD)
112
X