Dança em Rede

Leta Etges

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RS
  • Atividade: expressão corporal
  • Atividade: Professora de Dança
  • Data de nascimento: 22/12/1958

Histórico

Maria Celeste Spolaor Etges (Leta Etges), formou-se em Balé Clássico, pela escola João Luiz Rolla, em 1974, e aprofundou seus estudos pela “Royal Academy of Dancing”, na Escola de Ballet Lenita Ruschel Pereira. Graduada em Educação Física no Instituto Porto Alegre – IPA em 1981 e com Pós-Graduação em Psicomotricidade (UFRGS – 1982) e Dança e Consciência (UGF – 2007). Ingressou na Rede Municipal de Porto Alegre (SMED), em 1982, como professora de Educação física na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva até o ano de 2009. Como bailarina, dançou na companhia Terpsí - Teatro de Dança com a coreógrafa e diretora Carlota Albuquerque onde passou a utilizar seu nome artístico, Leta Etges.

Em 1984, criou o projeto “Dança Criança – Loureiro” onde, no intervalo de almoço, na biblioteca da escola, realizava atividades rítmicas e aulas de Balé Clássico para 5 alunas da escola. Com o passar dos anos, e o elevado número de alunos, o projeto passou a realizar suas atividades em turno inverso e, em 1989, já com 75 alunos, o projeto recebeu sua sede própria, construída especialmente para ele. Aos poucos foi se formando uma nova equipe de trabalho e introduzido novos estilos de dança e novos programas de formação como o Programa Dança: A dança como linguagem de expressão, onde recebeu ao longo de seus anos visitas de profissionais da dança de Porto Alegre e internacionais como Bill T. Jones, em 2002, e companhia de dança Rosas, da coreógrafa e bailarina Anne Teresa De Keersmaeker, em 2003; Programa Ginástica Aeróbica: A saúde e o bem estar do adolescente, coordenado pela Professora Kátia Souza; Programa Ginástica para as Mães: aproximação ao projeto, coordenado pela Professora Kátia Souza e equipe atendendo 180 alunos e 30 mães no ano de 2000.

Seus espetáculos eram sempre diferenciados, criados a partir de pesquisas junto aos alunos e professores do projeto, assim com figurino, cenário e adereços, onde se criava uma rede de montagem que envolvia toda a comunidade escolar e falava se seus sentimentos. Espetáculos como, O Quebra Nozes, Viagem ao Céu, Dentro do Coração, Brasil Vivo, Orquestra em sentimento, Dançando, Um olhar para a vida e O Sul, entre outros, foram encenados no ginásio da escola e nos principais palcos de teatro de Porto Alegre além de edições da Escola Faz Arte da SMED.

Recebeu alguns prêmios em reconhecimento ao seu trabalho ao longo de sua trajetória. Em 1995 recebeu da Câmara Municipal De Porto Alegre o Titulo Honorífico de Cidadã Emérita de Porto Alegre; em 1997 o Troféu Açorianos de Dança - Menção Especial; em 2001 e 2003 recebeu Destaque no Fórum Mundial de Educação e em 2005 recebeu da APEF/RS o Troféu Movimento - Professora Destaque da Rede Municipal De Porto Alegre.

Em 2008 criou o Centro Municipal de Educação em Dança, que tem sua sede na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva, na cidade de Porto Alegre, com o principal objetivo de qualificar e solidificar o trabalho de dança realizado até então naquela região. O Centro visa oferecer uma formação integral em dança, com aulas de Ballet Clássico, Folclore, Dança de Rua e Musicalização sendo aberta a toda a comunidade escolar da Rede Municipal de Porto Alegre. A partir de 2009, a SMED assume a direção do Centro.

Atualmente é professora na Rede Marista, e trabalha Expressão Corporal no Colégio Marista Rosário de Porto Alegre, atividade que faz parte do currículo pedagógico e garante a formação integral do estudante da educação infantil aos anos iniciais.

Links

Luciane Silveira Soares/ Pesquisa para SPCD 446
X