Dança em Rede
Manoel Francisco
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: SP
- Cidade de origem: São Carlos
- Atividade: Bailarino
- Atividade: Ensaiador
- Atividade: Maître
- Atividade: Professor
- Data de nascimento: 13/04/1967
Histórico
Em 1985, aos 17 anos, foi contratado pelo Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, logo sendo promovido a solista e tornando-se um dos bailarinos principais da companhia. Sob a direçao de Dalal Achcar e Fernando Bujones dançou como solista e primeiro bailarino o vasto repertorio do Municipal do Rio, como La Fille Mal Gardée, Coppélia, A Floresta Amazônica, O Quebra-Nozes, Giselle, Dom Quixote, Paquita, Serenade, O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida entre outros. Teve como partners Ana Botafogo, Nora Esteves, Cecília Kerche, Áurea Hammerli, Bettina Dalcanale, Teresa Augusta, Claudia Mota, Norma Pinna e Márcia Jaqueline. Na sua formação, trabalhou com Desmond Doyle, Tatiana Leskova, Eugenia Feodorova, Jane Blauth e David Howard.
Em 1987, aos 20 anos, iniciou sua carreira na Europa, primeiro com o Basel Ballet, na Suíça, sob a direçao de Heinz Spoerli, dançando com Shonach Mirk e Êric Vu An obras de Spoerli (La Belle Vie e O Lago dos Cisnes), além de Balanchine (Who Cares?). Em seguida parte para o Zurich Ballet, onde trabalha com um dos grandes coreógrafos/diretores de seu tempo, Uwe Scholz. Além de grande parte do repertório clássico dança várias obras de Uwe, que é considerado um gênio da coreografia. A principal delas sendo A Criação, sobre o oratório de Haydn, a grande obra prima de Uwe Scholz. Também dançou obras de Hans van Manen, Rodrigo Pederneiras e Maurice Béjart.
Junto ao Zurich Ballet dança La Sylphide (Gurn) ao lado de Peter Schaufuss e Romeu e Julieta (Benvolio), de John Cranko, ao lado de Márcia Haydée, Richard Cragun e Birgit Keil.
A partir de 1994, excursiona pela Europa como bailarino e cantor com dois dos maiores musicais de todos os tempos, Cats e O Fantasma da Ópera. Suíça, França, Holanda, Itália e Alemanha foram alguns dos países visitados.
Manoel dançou como convidado de companhias no Japão (Giselle e Raymonda) e do Ballet da Ópera do Cairo (O Lago dos Cisnes). A partir do ano 2000 retorna ao Brasil e ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2005, torna-se maître de ballet da companhia.
Em 2005 e 2006, remontou A Criação para o Balé do Theatro Municipal do Rio. Esse trabalho ganhou o prêmio de Melhor Espetáculo de Dança do ano do jornal O Globo em ambas as montagens.
Ê professor convidado da São Paulo Companhia de Dança, Déborah Colker Companhia de Dança, Grupo Corpo, Balé Teatro Guaíra, Balé Jovem do Rio de Janeiro e Balé Jovem do Teatro Bolshoi no Brasil, além dos principais festivais no Brasil e exterior, também como jurado.
Ê preparador de corpo para atores, tendo trabalhado em várias ocasiões com Marília Pêra, Camila Morgado, Débora Fallabela, Reynaldo Gianecchini, Alessandra Maestrini entre outros. Também fez a coreografia e assistência de direção para Marília Pêra em dois trabalhos: Doce Deleite e o musical A Garota do Biquini Vermelho, nesse último também como ator/cantor. Excursionou pelo Brasil cantando um espetáculo de música chamado Toma um Trago e Lava o Coração, com a direção de Nana Caymmi. Em 2012 é contratado pela São Paulo Companhia de Dança como professor/ensaiador, e remonta para a companhia o Grand Pas de Deux do balé Dom Quixote.
Trabalhos
Foi professor convidado de diversas companhias como: São Paulo Companhia de Dança, Déborah Colker Companhia de Dança, Grupo Corpo, Balé Teatro Guaíra, Balé Jovem do Rio de Janeiro e Balé Jovem do Teatro Bolshoi no Brasil.
Coreografou para Marília Pêra o espetáculo Doce Deleite e o musical A Garota do Biquini Vermelho. Neste último, atuou como ator e cantor.