Dança em Rede

Manoel Francisco

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Carlos
  • Atividade: Bailarino
  • Atividade: Ensaiador
  • Atividade: Maître
  • Atividade: Professor
  • Data de nascimento: 13/04/1967

Histórico

Manoel Francisco nasceu em 13 de abril de 1967, em São Carlos (SP). Formou-se no curso de Danças Clássicas da Fundação Teatro Guaíra, em Curitiba. Iniciou sua carreira profissional em 1983, aos 16 anos, no Balé Teatro Guaíra, dirigido na época por Carlos Trincheiras. Nesta companhia, dançou O Grande Circo Místico, Giselle, Raymonda, A Sagração da Primavera, Pétrouchka e O Quebra-Nozes.

Em 1985, aos 17 anos, foi contratado pelo Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, logo sendo promovido a solista e tornando-se um dos bailarinos principais da companhia. Sob a direçao de Dalal Achcar e Fernando Bujones dançou como solista e primeiro bailarino o vasto repertorio do Municipal do Rio, como La Fille Mal Gardée, Coppélia, A Floresta Amazônica, O Quebra-Nozes, Giselle, Dom Quixote, Paquita, Serenade, O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida entre outros. Teve como partners Ana Botafogo, Nora Esteves, Cecília Kerche, Áurea Hammerli, Bettina Dalcanale, Teresa Augusta, Claudia Mota, Norma Pinna e Márcia Jaqueline. Na sua formação, trabalhou com Desmond Doyle, Tatiana Leskova, Eugenia Feodorova, Jane Blauth e David Howard.

Em 1987, aos 20 anos, iniciou sua carreira na Europa, primeiro com o Basel Ballet, na Suíça, sob a direçao de Heinz Spoerli, dançando com Shonach Mirk e Êric Vu An obras de Spoerli (La Belle Vie e O Lago dos Cisnes), além de Balanchine (Who Cares?). Em seguida parte para o Zurich Ballet, onde trabalha com um dos grandes coreógrafos/diretores de seu tempo, Uwe Scholz. Além de grande parte do repertório clássico dança várias obras de Uwe, que é considerado um gênio da coreografia. A principal delas sendo A Criação, sobre o oratório de Haydn, a grande obra prima de Uwe Scholz. Também dançou obras de Hans van Manen, Rodrigo Pederneiras e Maurice Béjart.
Junto ao Zurich Ballet dança La Sylphide (Gurn) ao lado de Peter Schaufuss e Romeu e Julieta (Benvolio), de John Cranko, ao lado de Márcia Haydée, Richard Cragun e Birgit Keil.

A partir de 1994, excursiona pela Europa como bailarino e cantor com dois dos maiores musicais de todos os tempos, Cats e O Fantasma da Ópera. Suíça, França, Holanda, Itália e Alemanha foram alguns dos países visitados.

Manoel dançou como convidado de companhias no Japão (Giselle e Raymonda) e do Ballet da Ópera do Cairo (O Lago dos Cisnes). A partir do ano 2000 retorna ao Brasil e ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2005, torna-se maître de ballet da companhia.

Em 2005 e 2006, remontou A Criação para o Balé do Theatro Municipal do Rio. Esse trabalho ganhou o prêmio de Melhor Espetáculo de Dança do ano do jornal O Globo em ambas as montagens.

Ê professor convidado da São Paulo Companhia de Dança, Déborah Colker Companhia de Dança, Grupo Corpo, Balé Teatro Guaíra, Balé Jovem do Rio de Janeiro e Balé Jovem do Teatro Bolshoi no Brasil, além dos principais festivais no Brasil e exterior, também como jurado.

Ê preparador de corpo para atores, tendo trabalhado em várias ocasiões com Marília Pêra, Camila Morgado, Débora Fallabela, Reynaldo Gianecchini, Alessandra Maestrini entre outros. Também fez a coreografia e assistência de direção para Marília Pêra em dois trabalhos: Doce Deleite e o musical A Garota do Biquini Vermelho, nesse último também como ator/cantor. Excursionou pelo Brasil cantando um espetáculo de música chamado Toma um Trago e Lava o Coração, com a direção de Nana Caymmi. Em 2012 é contratado pela São Paulo Companhia de Dança como professor/ensaiador, e remonta para a companhia o Grand Pas de Deux do balé Dom Quixote.

Trabalhos

Ao longo de sua carreira, dançou grandes balés, como: O Grande Circo Místico, Giselle, Raymonda, A Sagração da Primavera, Pétrouchka, O Quebra-Nozes, La Fille Mal Gardée, Coppélia, A Floresta Amazônica, Dom Quixote, Paquita, Serenade, O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, La Belle Vie, Who Cares?, A Criação, La Sylphide, Romeu e Julieta e os musicais Cats e O Fantasma da Ópera.

Foi professor convidado de diversas companhias como: São Paulo Companhia de Dança, Déborah Colker Companhia de Dança, Grupo Corpo, Balé Teatro Guaíra, Balé Jovem do Rio de Janeiro e Balé Jovem do Teatro Bolshoi no Brasil.
Coreografou para Marília Pêra o espetáculo Doce Deleite e o musical A Garota do Biquini Vermelho. Neste último, atuou como ator e cantor.

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Por Carolina Romano de Andrade l Pesquisa SPCD 138
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