Dança em Rede

Maya-Lila

  • Categoria: Companhias Profissionais
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP

Histórico

O Maya-Lila nasce do encontro artístico entre Melina Scialom, Marília Coelho e Danielle Laetano em 2005. Desde então o grupo se deixa transpassar por colaboradores do Brasil e do mundo, gerando um espaço convidativo de reflexão, troca e construção de conhecimento através da dança. 

 

O núcleo desenvolve colaborativamente seus modos de pensar e produzir, criando outras realidades e mundos possíveis. Seus processos prezam por um tempo estendido para a criação e tem como protagonista o próprio processo criativo. O grupo também evita restringir o entendimento do que é dança, trazendo investigações em múltiplas dimensões e direções. Atualmente está em circulação com o espetáculo Deslocaloca e, paralelamente, está em residência para um novo processo de criação.

 

O Maya-Lila possui uma grande influência da cultura de festivais alternativos de arte, tendo muitos dos seus trabalhos subsidiados por estes festivais. É desde 2003 residente do Universo Paralello, produzindo performances bienalmente na Bahia, onde acontece o festival. Esteve também em três edições do Boom Festival em Portugal (2008, 2010 e 2012), no Ozora Festival na Hungria (2013) e apresentou-se na Okupa LaNave em Barcelona na Espanha (2012). Apresentou-se no Espacio Vitrine em Santiago no Chile (2023). Circulou por Manaus, Belém, Macapá e Rio Branco (2017) através do extinto Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.
Já se apresentou também em diversos Sescs, Sesis, Festivais, ruas, florestas e diversas praças e espaços cênicos do Brasil. 

Links

www.mayalila.hotglue.me