Dança em Rede

Molière

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: França
  • Atividade: Ator
  • Atividade: Autor Teatral
  • Atividade: Bailarino
  • Atividade: Libretista
  • Data de nascimento: 1622-01-15
  • Data de falecimento: 1673-02-17

Histórico

Nascido Jean-Baptiste Poquelin, Moliè re nasceu em família próspera e iniciou sua carreira no teatro aos 21 anos, abandonando sua classe. Seus estudos o levaram a construção de formas dramáticas que misturavam a Comédia Dell’Arte e elementos da comédia francesa, desenvolvendo, sob patrocínio de alguns aristocratas, seu estilo próprio, que agradou ao Rei, Moliè re sendo então nomeado artista oficial do entretenimento da corte.

O trabalho de Moliè re foi aplaudido, mas também contestado em seu tempo, pois o autor oferecia grandes paródias de certos comportamentos e maneirismos da alta sociedade da época. Suas peças, mesmo que favorecidas pelo Rei, tiveram diversas dificuldades com proibições por parte da igreja.

Como artista oficial, Moliè re estava em contato direto com Jean-Baptiste Lully, músico oficial da corte, em especial considerando-se que todas as produções teatrais da época eram feitas com acompanhamento musical e cenas de dança.

Junto com Lully, Moliè re desenvolveu o gênero da Comédia Ballet, um gênero teatral e de dança que propunha uma grande integração entre as cenas faladas e as coreografias, que costumavam ser marcadamente separadas, desde a tradição operística.

Com o desenvolvimento do gênero da Tragédia Lírica de Lully, o compositor, através de favores do Rei, conseguiu criar limitações drásticas para o trabalho de Moliè re, patenteando a ópera – e portanto todas as formas de teatro cantadas –, e ocupando os principais artistas em suas obras.

Moliè re foi obrigado a voltar a seu gênero de trabalho original, que lhe rendeu seu trabalho mais reconhecido – sua última peça –, o Doente Imaginário. Moliè re, que sofria de tuberculose, morreu na seguida de uma representação de sua última peça, a qual insistiu em completar no palco.

Trabalhos

Moliè re escreveu 31 peças durante seus 14 anos em Paris. Dentre elas, destacam-se:

As Preciosas Ridículas (1659)
Les Fâcheux (1661)
Escola de Mulheres (1664)
O Casamento Forçado (1664)
Tartufo (1664)
Don Juan (1665)
O Misantropo (1666)
Anphitrion (1668)
O Burguês Fidalgo (1670)
O Doente Imaginário (1673)

Bibliografia

Algumas sugestões de leituras e referências acerca de Moliè re e da História da Dança.

ANDERSON, Jack. Dança
BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente
CRAINE, Debra; MACKRELL, Judith. The Oxford Dictionary of Dance
KIRSTEIN, Lincoln. Four Centuries of Ballet
KOEGLER, Horst. The Concise Oxford Dictionary of Ballet
PORTINARI, Maribel. História da Dança
RIGGS, Larry. Moliè re and Modernity
SCOTT, Virginia. Moliè re, A Theatrical Life
SORELL, Walter. Dance in Its Time

Videografia

O Burguês Fidalgo, principal Comédia Ballet de Moliè re, encenado na íntegra em francês com acompanhamento musical ao vivo, pelo grupo Le Poè me Harmonique (2005):

http://youtu.be/a0Ra7Q6nseM

Links




Henrique Rochelle | SPCD Pesquisa
146
X