Dança em Rede

Mônica Fagundes Dantas

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RS
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: Pesquisadora
  • Atividade: Professora

Histórico

Bailarina com formação em dança moderna, estudou em Porto Alegre com Cecy Franck, Eva Schul e Daggui Dornelles e aperfeiçoou-se em cidades como São Paulo, Nova Iorque e Montreal. Em Porto Alegre, atuou como intérprete e colaboradora para coreógrafos como Cecy Franck, Eva Schul, Andrea Druck, Heloisa Peres, Gérson Berr e integrou o Grupo Choreo de Dança Contemporânea, sob a direção de Cecy Franck (1983-1986); o Grupo Haikai, um coletivo de bailarinas que trabalhava em colaboração com músicos e artistas visuais (1986-1988) e a Ânima Companhia de Dança (1992-1998). A partir de 1999, em Montreal, realizou estágios em educação somática e dança contemporânea com Sylvie Fortin e Warwick Long e formação em dança africana contemporânea com Zab Maboungou (Congo/Canadá). Apresentou “Subi nas tamancas” (2001), no Espace Tangente, em Montreal, onde atuou, em colaboração com participação do bailarino canadense Louis Pelchat, como coreógrafa e intérprete.
A partir de 2004 retoma suas atividades em Porto Alegre, integrando o Artéria – Artistas de dança em colaboração, colaborando nos projetos Casa Bild, Instruções/Desdobramentos e Pequenas Ações Terroristas. Em 2008, participou da criação de Bundaflor Bundamor, como bailarina convidada da Eduardo Severino Companhia de Dança. Em 2009 apresenta o solo Tatuagem, em colaboração com a coreógrafa Eva Schul, retornando à Ânima Cia. de Dança. Em 2009 recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna para a realização do Projeto Dar carne à memória. Deste projeto resultaram um seminário – Preâmbulo às ações poéticas – e dois espetáculos – Dar carne à memória I e II, que foram contemplados, ao final de 2010, com os Prêmios Açorianos de Dança (Prefeitura Municipal de Porto Alegre) de melhor produção, melhor coreografia e melhor espetáculo. Dança o solo Caixa de Ilusões no espetáculo Dar carne à memória II. Em 2011, retoma a colaboração com a Eduardo Severino Companhia de Dança, na nova versão de Bundaflor Bundamor. Em 2012, com a mesma companhia, participa da criação de Tempostepegoquedelícia, que teve estreia mundial no FIDET Festival Internacional de Artes Escénicas y Transdisciplina em abril, em Santiago, Chile. Participou também, na mesma cidade, do Festival Escena Doméstica, com a performance Na cozinha com In_compatível. Ainda em 2012, dança Bundaflor Bundamor e Tempostepegoquedelícia em temporada no Teatro da Dança em São Paulo. O Projeto Circulação em 2 Atos, da Eduardo Severino Companhia de Dança ganhou o Prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna 2012 para uma turnê com os dois últimos trabalhos da companhia por 9 cidades brasileiras.
Doutora em Estudos e Práticas Artísticas pela Université du Québec à Montreal (Canadá), é Professora da UFRGS no Curso de Graudação em Dança.
Doutora em Estudos e Práticas Artísticas pela Université du Québec à Montreal (Canadá), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Licenciada em Educação Física pela UFRGS. Professora da UFRGS desde 1995, nos cursos de Educação Física e na Licenciatura em Dança, é também professora no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/Mestrado/UFRGS. Ê autora do livro Dança, o enigma do movimento, de capítulos de livros e de artigos publicados em revistas científicas da área. Atualmente é coordenadora do Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS. Atua como editora da Revista Cena (PPGAC/UFRGS) e coordena o Projeto de Pesquisa “Construção de um mapa artístico, histórico e cultural da dança contemporânea no Rio Grande do Sul”.

Trabalhos


2011 – Tempostepegoquedelícia, intérprete e co-criadora para a Eduardo Severino Companhia de Dança
2010 – Dar carne à memória I e II: Concepção e direção de espetáculos, com Eva Schul
2010 – Intérprete do solo Chantal/Caixa de Ilusões, coreografia de Eva Schul, parte do espetáculo Dar carne à memória II.
2009 – Tatuagens, intérprete e co-criadora para a Ânima Cia de Dança, direção coreográfica de Eva Schul
2008 – Bundflor, Bundamor, intérprete e co-criadora para a Eduardo Severino Companhia de Dança.
2001 – Subi nas tamancas, criação e interpretação de coreografia solo, apresentada em Montreal/Canadá, com a participação de Louis Pelchat.
1997 – Niil, criação para sete bailarinos, intérprete e co-criadora, direção coreográfica de Andrea Druck.
1994 – Vênus é um menino, criação para duas bailarinas, intérprete e co-criadora, direção coreográfica de Andrea Druck.
1992 – 1995 – Bailarina da Ânima Cia de Dança, sob a direção de Eva Schul, na qual participa da criação de Perfil, Panos, O Convidado e Caixa de Ilusões.
1989 – E agora como é que fica, intérprete para coreografia de Eva Schul, criada para o Ballet Oficina.
1986 – 1988 – Integrante do Grupo Haikai, coletivo de bailarinas com o qual cria Entressaias e Maio.
1984-1987 – Integrante do Grupo Chore, sob a direção de Cecy Franck, no qual participa da criação de Carnaval dos Aflito, Estratosfera, Ser... Dança, Solitude, Promessas do Sol.

Bibliografia

Artigo Publicado por Mônica Fagundes Dantas Movimento: matéria-prima e visibilidade da dança":
http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2300

Artigo Peublicado por Mônica Fagundes Dantas "
Escolhas metodológicas no âmbito da pesquisa em dança":
http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/pesquisadanca/Monica%20Fagundes%20Dantas%20-%20Escolhas%20metodologicas%20no%20ambito%20da%20pesquisa%20em%20danca.pdf

Tese de Doutorado de Mônica Fagundes Dantas:
http://hdl.handle.net/10183/15587"

Videografia

Provocações coreográficas realizado em 2012, na Uiversidade Federal do Rio Grande do Sul:
https://www.youtube.com/watch?v=_EwF35ohC4c

"

Links

(por Paola Vasconcelos| pesquisa SPCD) 532
X