Dança em Rede

Paracuru Companhia de Dança

  • Categoria: Companhias Profissionais
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: CE
  • Cidade de origem: Paracuru
  • Ano de criação: 2003
  • Responsável: Flávio Sampaio
  • Responsável cargo: Diretor/Coreógrafo
  • Contato: Flávio Sampaio
  • Telefone: (85) 3344 2090
  • Endereco: Rua Pedro Barroso Meireles, 175
  • Bairro: Boca do Poço
  • E-mail: paracuruciadedanca@yahoo.com.br

Histórico

No final da década de 1990, um grupo de10 jovens dançarinos de forró procurou o bailarino e professor de dança, Flávio Sampaio, para ajudá-los a contratar um professor e melhorar suas performances. Flávio decidiu investir naquele projeto, capacitando os 10 jovens em outras técnicas de dança. O resultado foi a formação da então Companhia de Dança de Paracuru, que passou a apresentar-se regularmente em eventos e em festividades da cidade. Com o crescimento, o grupo sentiu a necessidade de criar programas de formação para as tantas outras crianças que assistiam aos ensaios cheias de curiosidade. A princípio, 40 crianças foram capacitadas, dando origem, em 2003, à Escola de Dança de Paracuru e, em consequência da intensa procura de novos alunos, foi fundada a Associação Dança, Arte e Ação para sustentar as ações. Também em 2003, a Paracuru Companhia de Dança começa a se apresentar regularmente, circulando com seu repertório construído por quatro diferentes coreógrafos. Seu primeiro espetáculo, Fragmentos da Lua, foi um trabalho do coreógrafo Marcio Slam. No ano seguinte vem Outros Mares, criação de Adriano Araújo. Nos anos seguintes, a companhia firma parcerias com renomados coreógrafos como Ivaldo Mendonça (Folgança/2005, Por um Fio/ 2007 e Dois Pontos/2009), Henrique Rodovalho (12°37°/2006). Com o patrocínio da Petrobras, a Paracuru Companhia de Dança vem se apresentando em diversas cidades do Nordeste e, no exterior, em Cabo Verde, África.

Trabalhos

Fragmentos da Lua
Ano de lançamento: 2003
Coreografia: Márcio Slam
– As diversas fases do comportamento humano no mundo contemporâneo. A diversidade de sensações e as relações do homem no mundo moderno.

2. Outros Mares
Ano de lançamento: 2004
Coreografia: Adriano Araújo
– Outros Mares é uma referencia explicita à dança produzida fora das grandes metrópoles. Dividido em três peças, o espetáculo é a visão de dois diferentes coreógrafos contemporâneos sobre os corpos e a dança dos bailarinos de Paracuru, vindos de outros mares.

3. A Curuminquara
Ano de lançamento: 2004
Coreografia: Adriano Araújo, Itatiana Alves, Jefferson Freitas, Rochele Conde e Márcio Reis.
– O cotidiano dos povos que habitavam a Curuminquara, antes da visita do espanhol Vicente Pinzon, em 20 de janeiro de 1500. Seus rituais religiosos, os jogos de sedução e a alegria de viver desse povo que primeiro habitou a região, hoje conhecida como Paracuru.

4. Folgança
Ano de lançamento: 2005
Coreografia: Ivaldo Mendonça
– Folgança é como, no século passado, nominavam-se brincadeiras e jogos corporais. Jogos estes, que deixamos de realizar nas praças, nas calçadas e nos parques, sendo substituídos pelos games e jogos eletrônicos.

5. 12°37°°
Ano de lançamento: 2006
Coreografia: Henrique Rodovalho
– Este é o tempo necessário que duas culturas distintas – a música de Górecki e os corpos dos bailarinos de Paracuru -, têm para se conhecer. E, para isto, eles têm apenas 12`37.

6. Por um Fio
Ano de lançamento: 2007
Coreografia: Ivaldo Mendonça
– O espetáculo foca o desespero de quem não tem perspectiva, [perdeu a esperança e está no limite entre a razão e a insanidade.

7. W.E.R.
Ano de lançamento: 2008
Coreografia: Ivaldo Mendonça
– A s relações pessoais de três jovens que encontraram na dança um ponto comum de realização pessoal.

8. Tango
Ano de lançamento: 2008
Coreografia: Márcio Reis e Rochele Conde
– A dança de salão transforma-se em uma referencia de transmissão de conhecimentos entre bailarinos profissionais e alunos.

9. Mova-se
Ano de lançamento: 2009
Coreografia: Ivaldo Mendonça
– Coreografia abstrata que mostra as diversas identidades de movimento entre a dança e os esportes.

10. Luz
Ano de lançamento: 2009
Coreografia: Ivaldo Mendonça
– Composto por dois fragmentos: Mulheres e Dois Pontos, o espetáculo revela anseios da modernidade, como preconceito, solidão, relações interpessoais tempestuosas na adolescência e a paixão intensa e fugaz nos “tempos do fica”.

Videografia

Cia de Dança de Paracuru – Outros Mares

Paracuru Cia de Dança

Bienal de Par em Par – edição 2010

Coreografia Dois Pontos (Ivaldo Mendonça)

Coreografia Por um fio

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)