Dança em Rede

Patrícia Bergantin

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Atividade: Bailarina
  • Data de nascimento: 25/11/1987

Histórico

Paulistana, Patrícia Bergantin é formada em Ballet Clássico pela Escola Nacional de Ballet de Cuba, e está se graduando no curso de Letras na USP.

Integra a Cia. Perversos Polimorfos, recém-contemplada pela XIII Edição do Fomento à Dança. Se apresentou com a peça de dança “Ânsia”, inspirada no texto Crave da dramaturga Sarah Kane e nas obras do artista plástico David Hockney. O espetáculo foi finalista do 7º Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura na categoria Melhor Espetáculo de Dança de 2011.

No primeiro semestre de 2012 participou do Arsenale della Danza na Bienal de Veneza em atividades intensas com artistas internacionais como Jozef Frucek e Linda Kapetanea, Ko Murobushi, Adriana Borriello, Francesca Harper, Pichet Klunchun, entre outros, finalizando com uma turnê pela Itália e Brasil, dirigida por Ismael Ivo.

Trabalhou com a J.Gar.Cia de Dança Contemporânea, pelos II, IV, VI, VIII e X Programa Municipal de Fomento à Dança com os espetáculos “Um Conto Idiota”, “Cabeça de Orfeu” e “Área Reescrita”. Com a companhia, também se apresentou com “Interlúdio”.

Foi contemplada pelo Edital do 16º Cultura Inglesa Festival com o projeto para o solo “Matilha”, em parceria com Ricardo Gali, inspirado no texto Psicose 4:48 de Sarah Kane, e nas obras do artista plástico Charles Avery.

Desde 2009 trabalha, em parceria com Clarice Lima, nas performances “Árvores”, “Eles Dançam Mal”, “Saia”, “Circuito Cultural” e “Corredor Cultural Paulista”, com direção de Clarice Lima.

Participou da performance “Dressing the City and my Head is a Shirt” do grupo alemão Angie Hiesl Produktion na Mostra SESC de Artes 2012.

No segundo semestre de 2010 desenvolveu concebendo e interpretando o trabalho “Dobra”, em parceria com Jerônimo Bittencourt, contemplado pelo Edital – 2010 – Novos Coreógrafos – Novas Criações: Site Specific, apresentando-se também em unidades SESC.

Apresentou-se com a coreografia “Chair/Pillow” (1969) de Yvonne Rainer (Judson Dance Theater) durante a mostra Yvonne Rainer no SESC Pinheiros em 2009. Em Havana, Cuba, participou do 8º Concurso Internacional para Estudiantes de Ballet em abril de 2004, onde ganhou o prêmio de segundo lugar; em NY, EUA, participou do Summer Course da School of American Ballet (SAB), cuja aprovação ao curso foi feita por vídeo em julho de 2001.

Já participou atuando: em 2012 no clipe “Plástico Bolha” do Festival de Clipes e Bandas, dirigido por Rui Calvo; no vídeo-dança “Cabeça de Orfeu” e no clipe “No one talks to you” da banda Venus Volts (2011); no vídeo-dança baseado no espetáculo “Um Conto Idiota” (2009); e no curta-metragem “Desmemórias do Sr. D.”, dirigido por Bruno Peixoto (2008).

Além de bailarina clássica e contemporânea, faz Capoeira d’Angola, Aikido, Parkour, Sapateado e Flamenco.

Trabalhos

Dressing the city and my head is a shirt (2012)
Ânsia (2011), Cia Perversos Polimorfos
Árvores (2010), Clarice Lima
Dobra (2010), com Jerônimo Bittencourt
"Área reescrita" (2010), J.Gar.Cia
Cabeça de Orfeu (2008), J.Gar.Cia
"Um conto idiota" (2007), J.Gar.Cia


"

Videografia

http://patriciabergantin.wordpress.com

Links

http://patriciabergantin.wordpress.com

(por Deborah Rocha |Pesquisa SPCD)
80
X