Dança em Rede
Santiago de Andrade Lima Junior
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: RR
- Cidade de origem: Boa Vista
- Atividade: Bailarino
- Data de nascimento: 22/11/1972
Histórico
Começou seus estudos de balé, em Brasília, com Ofélia Corvello e Regina Corvello. Mais tarde foi para o Rio de Janeiro, onde ingressou na Escola de Dança Maria Olenewa da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo como professores Jacy França e Marcelo Coelho.
Participou do 3º Seminário de Dança de Brasília, ganhando medalha de ouro, o que lhe rendeu um convite para participar como solista do Ballet Metropolitano de Caracas. De volta da Venezuela, se especializa por 4 anos com Gisele Santoro.
Estudou Ciência Política na Universidade de Brasília (UNB), e retornando ao Rio de Janeiro ganhou a medalha de prata do CBDD (Conselho Brasileiro de Dança).
Participou do 3º Seminário de Dança de Brasília, ganhando medalha de ouro, o que lhe rendeu um convite para participar como solista do Ballet Metropolitano de Caracas. De volta da Venezuela, se especializa por 4 anos com Gisele Santoro.
Estudou Ciência Política na Universidade de Brasília (UNB), e retornando ao Rio de Janeiro ganhou a medalha de prata do CBDD (Conselho Brasileiro de Dança).
Trabalhos
Em 2000, ingressou através de concurso público no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde vem se destacando como solista nos balés:
LA BAYADÈRE (de N. Makarova) com o personagem do ídolo de bronze, que lhe rendeu a indicação de melhor bailarino de 2000;
AURA (de Ismael Ivo) onde se destacou com um solo nas pontas;
A MEGERA DOMADA, interpretando Grêmio, um personagem cômico;
O LAGO DOS CISNES (de Eugênia Feudorova, Natalia Makarova e Yelena Pankova) – o Bobo da Corte e o pas de trois;
A BELA ADORMECIDA, como o pássaro azul;
ESPECTRO DA ROSA (de Michel Fokine) ao lado da bailarina Áurea Hamerli, artista renomada internacionalmente e primeira bailarina do Theatro Municipal;
ÓPERA RIGOLETTO de Verdi, atuou como o fauno - papel criado especialmente para ele.
Participou integralmente de todas as outras montagens do Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tais como:
BEETHOVEN e A CRIAÇÃO (de Uwe Scholz);
EUGÈNE ONEGIN (de John Cranko);
COPPÊLIA ;
LA FILLE MAL GRADÊE;
GISELLE,
CARMEN, etc.
Teve oportunidade de trabalhar com Márcia Haydée, Natalia Makarova, Dalal Achcar, Olga Evreinoff, Ismael Ivo, Richard Cragun, Yelena Pankova, Eugenia Feudorova entre outros coreógrafos e ensaiadores.
(Por Liana Vasconcelos | Pesquisa SPCD)
LA BAYADÈRE (de N. Makarova) com o personagem do ídolo de bronze, que lhe rendeu a indicação de melhor bailarino de 2000;
AURA (de Ismael Ivo) onde se destacou com um solo nas pontas;
A MEGERA DOMADA, interpretando Grêmio, um personagem cômico;
O LAGO DOS CISNES (de Eugênia Feudorova, Natalia Makarova e Yelena Pankova) – o Bobo da Corte e o pas de trois;
A BELA ADORMECIDA, como o pássaro azul;
ESPECTRO DA ROSA (de Michel Fokine) ao lado da bailarina Áurea Hamerli, artista renomada internacionalmente e primeira bailarina do Theatro Municipal;
ÓPERA RIGOLETTO de Verdi, atuou como o fauno - papel criado especialmente para ele.
Participou integralmente de todas as outras montagens do Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tais como:
BEETHOVEN e A CRIAÇÃO (de Uwe Scholz);
EUGÈNE ONEGIN (de John Cranko);
COPPÊLIA ;
LA FILLE MAL GRADÊE;
GISELLE,
CARMEN, etc.
Teve oportunidade de trabalhar com Márcia Haydée, Natalia Makarova, Dalal Achcar, Olga Evreinoff, Ismael Ivo, Richard Cragun, Yelena Pankova, Eugenia Feudorova entre outros coreógrafos e ensaiadores.
(Por Liana Vasconcelos | Pesquisa SPCD)