Dança em Rede
Trama Cia de Dança
- Categoria: Companhias Profissionais
- País de origem: Brasil
- UF de origem: MG
- Cidade de origem: Belo Horizonte
- Ano de criação: 2007
- Telefone: (31) 3284-1092
- Endereco: Rua Padre Odorico, 48
- Bairro: São Pedro
- E-mail: trama@tramaciadedanca.com.br
Histórico
A Trama Cia. de Dança, fundada em 2007, surgiu como um coletivo de trabalho formado por jovens bailarinos e artistas visuais com o objetivo de mesclar suas experiências para difundi-las através da dança. Desde seu surgimento já criou e produziu três espetáculos de dança, duas intervenções urbanas e um espetáculo de rua.
Ao longo dos seus seis anos de existência, a Cia. tem firmado um paralelo entre a dança e as artes visuais, estabelecendo uma identidade para o grupo confirmada pelos trabalhos já desenvolvidos. O primeiro espetáculo da companhia, “Pequenas Punições Diárias” é inspirado no quadro de mesmo nome da artista plástica francesa Annette Messager. Estreou em 9 e 10 novembro de 2007 no Espaço Cultural Ambiente em Belo Horizonte - MG e foi reapresentado em fevereiro, maio e junho de 2008 e junho de 2011, também na cidade de Belo Horizonte.
Em 2009, ganhou o prêmio de ocupação dos espaços Caixa Cultural para apresentação na cidade de Curitiba - PR, nos dias 07, 08 e 09 de março do mesmo ano. Aprovado pelo edital Cena Minas, em 2010, foi apresentado para oito escolas públicas de Minas Gerais e três mil jovens.
Em agosto de 2011, a Trama participou do Edinburgh Fringe Festival, onde realizou doze apresentações deste espetáculo, sendo A Trama o único representante do Brasil. Durante a sua participação no festival criou e apresentou nas ruas de Edimburgo – Escócia, uma série de intervenções urbanas/performances inspirada no universo do espetáculo. Em 2013, participou do Fringe de Curitiba com esse mesmo espetáculo.
O segundo espetáculo se chama “ORIGAMI”. A peça coreográfica perpassa as etapas minuciosas da criação de um origami, a arte japonesa de dobrar o papel. A estreia aconteceu nos dia 03, 04 e 05 de abril de 2009, no Teatro Alterosa, com casa cheia, assim como na sua reapresentação em outubro de 2010.
O espetáculo foi indicado para o Prêmio Simparc nas categorias: Melhor Cenário; Melhor Iluminação e Bailarina revelação (Raíza Costa). O terceiro espetáculo denominado “Poesia para Colorir Papel com Dobra”, foi contemplado, em 2010, com o prêmio Klauss Vianna para sua produção e circulação.
O espetáculo foi criado a partir do desdobramento do segundo trabalho, ORIGAMI. Sua estreia aconteceu em 12, 13 e 14 de 2010, no teatro Dom Silvério e realizou 10 apresentações em Belo Horizonte e Contagem. Com este espetáculo a Trama ganhou o prêmio de “Personalidade da dança mais marcante em 15 anos de Teatro Dom Silvério”.
A Cia. ainda possui a intervenção urbana “Endorfina”, que teve sua estreia em setembro de 2009, na Semana do deficiente físico, em Contagem - MG e o espetáculo de rua “Belleville 72”, apresentado pela primeira vez no projeto “Plataforma da Arte” do Sesc/MG, no dia 10 de agosto de 2012.
A Trama também é idealizadora de diversos projetos culturais dentre eles o projeto cultural Arte no Cardápio", que atua na área de formação de público para as artes cênicas e proporciona mercado de trabalho para artistas na cidade de Belo Horizonte e região metropolitana.
Recentemente foi aprovada na Lei Federal de Incentivo à Cultura, para a circulação dos seus três espetáculos pelo estado de Minas Gerais e foi o grupo de dança que estreou a pauta de dança do Teatro Bradesco, juntamente com o artista independente Daniel Jaber. "
Trabalhos
Pequenas Punições Diárias
“Origami”
“Poesia para Colorir Papel com Dobra””
Verbete editado por:
Atualizado (MAIO 2020)