Dança em Rede

Vogue / Voguing

  • Categoria: Estilos de danças
  • País de origem: EUA

Histórico

Foto de Retha Ferguson. Crédito: Pexels

Foto de Retha Ferguson. Crédito: Pexels
 
A dança Voguing, ou apenas Vogue, tem origem em Nova York na década de 1970, mas cresce apenas em 1980 e sofre grande influência das passarelas e da revista de mesmo nome, a mais famosa no ambiente da moda. O estilo tornou-se internacionalmente conhecido quando, nos anos 1990, Madonna lança a música Vogue e conta com dançarinos realizando movimentações características desta dança em seu videoclipe.

Seus fundamentos principais são: “lines, positions and grace” (linhas, posições e elegância). E há algumas técnicas específicas desta dança, como “arms control”, controle de braços, com movimentações precisas e com linhas bem definidas, e “hands performance”, performance das mãos, em que há grande expressividade do gesto e foco exclusivo no trabalho das mãos. Também há alguns “steps”, passos básicos que são utilizados pela grande maioria dos dançarinos como “duck walk”, “cat walk”, “dip”, entre outros.

Vogue ainda é dividido entre “old way” e “new way”, que são formas específicas de dançar de acordo com as técnicas envolvidas, separando os estilos mais antigos das formas mais novas de dançar. Enquanto no “old way” utiliza-se mais a técnica de “arms control”, no “new way”, o foco é mais voltado para “hands performance”.

São grandes referências do Vogue os dançarinos Willi Ninja, Javier Ninja e Archie e toda a cultura se desenvolveu primeiramente na cena gay de Nova York, especialmente no bairro do Harlem. No Brasil, o movimento cresceu bastante nos últimos anos tanto para o voguing, quanto para o wacking também em ambientes noturnos da cena LGBTQIA . Festas como a Amem tornaram-se referência em São Paulo, promovendo as tradicionais balls (batalhas de Vogue), além de toda a manifestação cultural e da luta política por ampliação dos direitos às pessoas LGBTQIA.

(Igor Gasparini | Pesquisa SPCD)
 

Referências

Referências bibliográficas

(Igor Gasparini | Pesquisa SPCD)

X