Aurel Milloss
Segmento: Profissionais da Dança
Cidade: Ozora
Estado: Tolna County
País: Hungary
Conteúdo: Foi bailarino, coreógrafo, maître de ballet, teórico e diretor artístico. Aos cinco anos, ao assistir Le Spectre de la Rose com Vaslav Nijinski, decidiu dedicar-se à dança. Iniciou os estudos de técnica clássica em 1913 e, mais tarde, aproximou-se das pesquisas de Rudolf Laban, optando pela criação coreográfica.
Em 1925 mudou-se para Berlim, onde estudou com Hertha Feist e Enrico Cecchetti. Formou-se em 1928, no Instituto de Coreografia Laban, estreando no mesmo ano na Galeria Der Sturm. Entre 1928 e 1932, atuou como solista da Staatsoper de Berlim e criou sua primeira coreografia em Breslau.
Foi diretor e coreógrafo em Augsburg, Düsseldorf e Budapeste, onde iniciou colaboração com Béla Bartók. Entre 1937 e 1945, esteve no Teatro Reale della’Opera de Roma, assinando coreografias como A Sagração da Primavera (1941) e O Mandarim Maravilhoso (1942). Depois, trabalhou na Scala de Milão, no Ballets de Champs-Elysées e em teatros de diversas cidades europeias e latino-americanas.
Em 1953 chegou ao Brasil, convidado por Ciccillo Matarazzo, para dirigir e coreografar o Balé do IV Centenário de São Paulo. Retornou à Itália em 1955, assumindo o Teatro Massimo de Palermo. Nos anos seguintes, dirigiu companhias na Alemanha, Áustria e Bélgica, ocupando cargos de prestígio como coreógrafo e diretor da Staatsoper de Viena e do Teatro Reale della’Opera de Roma.
Sua última obra foi La Rivolta di Sisifo (1977), com música de Petrassi. Faleceu em Roma, em 1988, aos 82 anos.
Data: 7 de novembro de 2025