André Pimentel

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: São Paulo
  • Atividade: bailarino de flamenco
  • Atividade: professor
  • Data de nascimento: 19/01/1974

Conteúdo

Formado em Artes Plásticas pela FAAP. Lecionou educação artistica, história da arte e desenho geométrico no Instituto Educacional Itamaraty, em São Paulo durante catorze anos.

Iniciou seus estudos de dança flamenca na década de 1990 com Daniela Libaneo. Em seguida estudou na escola Raies Dança Teatro com Georgea Gugliota, Denise Santoro e Cristina Trevisan e com o professor Paulo Santos do grupo Zyryab.

Entre 1996 e 1998 foi integrante do grupo Al'Aire de Ana Morena e Beto Angerosa e do grupo amador Zyryab sob direção de Deborah Nefussi.

Foi professor de Flamenco no Ballet Paula Castro durante treze anos, no Raies Dança Teatro durante quatro anos e no Ballet Ismael Guiser durante três anos, todos em São Paulo.

Integrou o Grupo Laurita Castro com Yara Castro e Fernando De La Rua e em 2001 fundou o Grupo Luceros Arte Flamenco.

Na Espanha estudou com os bailarinos: Antonio Alcaar, Marivi Palacios, El Güito, Antonio Reyes, Manuel Reyes, Javier La Torre, Eva “La Yerbabuena”, Rafaela Carrasco, Mercedes Ruiz, Domingo Ortega, Inmaculada Ortega, Pilar Ortega, Manuel Liñan, Andres Peña, Andres Marin, Rafael Campallo, Manuela Rios , Rocio Molina, Lalo Tejada, Yolanda Heredia, Carlos Carbonel e Marco Flores.

Desde 2007 organiza o evento Passaporte Flamenco" junto com a bailarina Andrea Guelpa. Um pacote turístico que leva alunos e profissionais para Espanha durante Festival de Flamenco de Jerez e o Festival Corral del Carbón em Granada.
"

Links

http://www.facebook.com/andre.pimentelchiozzini.9


Por Luiza Libardi | Pesquisa SPCD 207

Videografia

Casa das Rosas
http://www.youtube.com/watch?v=-wOLZovYQc8

Verde, Amarillo, Azul y Blanco
http://www.youtube.com/watch?v=8rP-qTC7Beg

Sevilla
http://www.youtube.com/watch?v=sc_dNdexQ-s

Trabalhos

Participação como Bailarino na montagem da Ópera Carmem, de Bizet. Direção cênica de Carla Camurati e Hamilton Vaz Pereira, direção musical e regência de Jamil Maluf. Teatro Alfa, São Paulo, (set/out 2001), e Teatro Municipal de São Paulo, São Paulo, (mar 2002).

Em 2002 participa como Bailarino no espetáculo de dança Flamenca no Teatro do Hotel Conrad, Punta Del Este – Uruguai com direção Cíntia Ruela.

Em 2003 participa como bailarino solista de “Galos” de Vera Alejandra, apresentado no 35º Festival de Inverno de Ouro Preto.

Em 2004 participa como bailarino e coreógrafo no Espetáculo “El Mundo Baila”, apresentado no Teatro São Pedro, São Paulo.

Nos anos de 2007 e 2008 participa da Missa Flamenca na Igreja Nossa Senhora do Brasil em São Paulo com direção de Carmen de Ronda.

Participa do espetáculo com os artistas flamencos Mabel e Alberto Turina no Theatro Municipal do Rio de Janeiro como solista convidado.

Em 2007 junto com o cenógrafo e figurinista Carlos Lara abre o Atelier Flamenco em São Paulo.

Desde 2006 desenvolve com o Grupo Luceros uma pesquisa de movimentação flamenca e musicalidade brasileira com o compositor e músico Toninho Ferragutti.

Em 2010 o grupoapresentou o espetáculo “Yendo” no Circuito Cultural Paulista e na Virada Cultural Estadual.
2008

Em 2011 o Luceros é contemplado pelo edital Proac com o espetáculo "Luceros dança Toninho Ferragutti", com direção de Clarisse Abujamra.

Em 2012 o espetáculo realiza turnê pelo circuito cultural Paulista. "
X