Áurea Ferreira

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: São Paulo
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: Professora de Dança
  • Data de nascimento: 18/08/1955

Conteúdo

Áurea nasceu em São Paulo e formou-se pela Escola Municipal de São Paulo. De 1974 a 1976, fez parte do Corpo de Baile do Theatro Municipal de São Paulo, sob a direção de Johnny Franklin e Marília Franco. Foi bailarina do Balé Stagium de 1976 a 1980, sob a direção de Marika Gidali e Décio Otero.

Em 1981, ingressou no Balé da Cidade de São Paulo, onde ficou até 1988. Na época sob direção de Antonio Carlos Cardoso, Klauss Vianna e Luis Arrebita. Dançou também na Victor Navarro Cia. de Dança, em Barcelona, na Espanha. De 1989 a 1991, mudou-se para Alemanha, onde dançou no Musik Theater in Renice – Cia Ballet Schindowisk.

De 1992 a 1999 participou de uma turnê com o Balé Stagium, onde passou por Cuba, Suíça, América Central, Latina e todo território nacional. Foi assistente de coreografia de Ana Maria Stekelman, no Projeto Escola. Participou do Festival de Guanahuato, no México, Lion, na França e Taipey, na China. Dançou a coreografia O Uirapuru, de Décio Otero e Caprichos, de Juán Juliano, na homenagem ao Balé do Quarto Centenário. Ministrou aulas para crianças carentes da Casa do Zezinho e participou do filme Castelo Rá-Tim-Bum.

Em 2000, volta ao Balé da Cidade de São Paulo, onde fica por mais três anos. Entre 2004 e 2008, foi assistente ensaiadora do musical Noé-Noé Deu a Louca no Convés, dirigido por Ivaldo Bertazzo. Participou do projeto Professor Criativo Balé Stagium/FDE como coordenadora e professora.

Atuou como professora da Companhia Balé Stagium e desenvolveu junto com a direção o Projeto Joaninha, ensinando o balé clássico para crianças e jovens. Atualmente, dá aulas no Balé Stagium, Projeto Joaninha, Pulsarte e é coordenadora de palco do Enda (Encontro Nacional de Dança Amadora).

Links

(Pesquisa SPCD) 26
X