Ballet Vera Bublitz

  • Categoria: Escolas
  • País: Brasil
  • UF: RS
  • Cidade: Porto Alegre
  • Tipo de Escola: Particular
  • Ano: 1964
  • Formato de escola: livre
  • Processo seletivo: Corpo Docente do Ballet Vera Bublitz:

    ROSANE NOVOA BARBOSA

    REJANE RANGEL

    FERNANDA MAJORCZYK

    DANIELY LORENO

    NALU PIRES DE FARIA

    NATÁLIA AGUIAR RODRIGUES

    ITIBERÊ GROSS ALENCASTRO

    KAMYLLA ROCHA

    Professores Conveniados:

    ANDRÊ BIRCK

    CARLOS NUNES

    LAURA GUIMARÃES NICOLAIEWSKY

    NATHÁLIA NICOLAIEWSKY

    PABLO TORRES
  • Contato: Site do Ballet Vera Bublitz:
    http://www.balletverabublitz.com.br/

    Vídeos de alunos do Ballet Vera Bublitz:
    http://www.balletverabublitz.com.br/videos


    (por Paola Vasconcelos| pesquisa SPCD)"
  • Bairro: Rua Corte Real, 227
  • E-mail: Petrópolis

Conteúdo

A Escola de Ballet Vera Bublitz, criado em 1964, por Vera Bublitz, na cidade de Cruz Alta – RS, transferiu-se em 1979, para a capital gaúcha, Porto Alegre, tornando-se referência nacional na área da dança clássica.
Há 32 anos, atua em sedes próprias, devidamente estruturadas para atender as necessidades do ensino da dança. Ao longo de sua trajetória, cabe ressaltar, o diferencial que trouxe credibilidade e o reconhecimento público a seu desempenho:
1. NÍVEL TÊCNICO - Nível técnico e artístico dos alunos destacam-se onde quer que se apresentem.
Recentemente, dançando em festival italiano, Rieti, amealharam os primeiros lugares. Ainda em 2013, na cidade de Nova York, foram conquistadas bolsas de estudo para a Escola Nacional do Canadá e para a Alemanha. Hoje, alunos preparados na Escola Vera Bublitz, integram grandes companhias de dança, nacionais e internacionais.

2. PRODUÇÃO - Grandes Balés do Repertório Clássico UniversalMontar Balés de Repertório requer um grande esforço. Além de bailarinos qualificados, criar a atmosfera de época, contar a história com produção afinada, figurinos, cenários, adereços, significa um real investimento.Nos finais de cada ano, o Ballet Vera Bublitz premia seus alunos, familiares e público em geral, com uma produção deste porte.Os Balés de Repertório são obras que fazem parte da programação de todos os grandes Teatros do mundo e os estudantes, do Ballet Vera Bublitz, vivem estas ricas experiências.

3. INTERCÂMBIOS - Internacionais e Nacionais Ao colocar no mesmo palco, principais bailarinos do mundo, ao lado dos alunos da Escola, em espetáculos locais, o Ballet Vera Bublitz comprova qualidade, abrIndo novos horizontes para seus discípulos. Foi o caso de Fernando Bujones em 1988 dançando Coppélia; Johan Renval, dançando La Fille Mal Gardée; Peter Boal, em Apollo (com Carla Körbes, hoje 1ª bailarina nos Estados Unidos), entre tantos outros. Outro fato enriquecedor é a renovação constante de professores que visitam a Escola, ministrando aulas. O Ballet Vera Bublitz tem recebido artistas e educadores da Rússia, Austrália, França, Dinamarca, Estados Unidos, Cuba, Colômbia, Argentina e do centro do Brasil. Em 2012 o professor convidado foi Leonid Sychev, da Rússia. O intercâmbio constante, com grandes centros culturais, onde os alunos participam de aulas, concursos e apresentações, propicia uma visão real ao estudante, nivelando-o aos grandes centros, desenvolvendo um trabalho de excelência.

4. MUSICAIS – Outras opções culturais Criadas pela Professora Vera Bublitz, estas três ratazanas gigantes, Sr. Ratão, Bolota e Serafina são personagens que enriquecem o ambiente cultural da Escola. Suas falas, gestos, cantos e danças encantam a todos. Jazz, Hip Hop, Canto, Teatro, Sapateado, Ballet e até Artes Circenses, são técnicas utilizadas na montagem dos festejados Musicais. Apresentados em Teatros locais e na própria Escola, desde 2004, destacam-se: O Planeta Azul (2006), O Planeta dos Sonhos (2007), O Casamento do Sr. Ratão (2010) e a A Volta ao Mundo de Bolota e amigas (2011).

5. PROGRAMAÇÃO ANUAL - A programação anual da Escola Vera Bublitz, além de contemplar o aluno com aulas estudadas e preparadas para cada nível, é permeada por outras situações que colorem o dia a dia, permitindo a visita de amigos, familiares com comemorações em datas especiais.

O ano letivo inicia assim:

Março– Festa do Coelho da Páscoa;
Abril – Comemoração ao Dia Internacional da Dança
Maio – Festa das famílias – Aula especial, homenagem às mãe;
Julho – WORKSHOP – apresentação no Teatro de Bolso;
Agosto – Festa das famílias – Aula especial, homenagem aos pais;
Outubro – Festa das Crianças – com convite aos amiguinhos;
Dezembro – Grande Encerramento com espetáculo em Teatro local.

6. FILOSOFIA – Escola de FormaçãoO Ballet Vera Bublitz é uma Escola de Formação. Possui metodologia própria, baseada na escola russa de Agrippina Vaganova, adaptada pela professora Carlla Bublitz para crianças e jovens brasileiros. O Ballet Vera Bublitz recebe a todos aqueles que desejam estudar ou praticar a arte da dança, oportunizando o desenvolvimento, de formas e maneiras de agir próprias de cada ser humano, aproveitando todo seu potencial criador e reflexivo, com disciplina, respeito e igualdade de tratamento. Esta filosofia de trabalho traduz a legitimidade da Escola e seu reconhecimento de público e de crítica.Muitos dos alunos do Ballet Vera Bublitz, dando continuidade ao trabalho artístico, exercem atualmente a profissão de coreógrafos, bailarinos e professores de balé, no Brasil e exterior. Outros, com sucesso, exercem as mais diversas profissões.
A Escola de Ballet Vera Bublitz, conectada com o mundo competitivo e fundamentada em preceitos humanístico-filosóficos, tem por finalidade contribuir na formação de seus alunos preparando-os para superar desafios pessoais e profissionais. Sedimentando uma cultura artística, acadêmica, busca ser uma organização moderna e inovadora, reconhecida por influir positivamente na formação de cidadãos e cidadãs fortalecendo atitudes humanísticas, críticas, éticas e políticas, atendendo as exigências da sociedade em constantes mudanças.

Cursos

Momento Bailarina: Criado especialmente para crianças que desejam usar tutu" e coroa, participando de aulas de ballet em uma Escola de verdade! Enfim, sentir-se bailarina!
São aulas isoladas, sem compromisso de continuidade, mas repleta de atrativos para introduzir as mini bailarinas no mundo da dança.

Pré-Brincart, Brincart A e Brincart B (a partir de 1 ano e oito meses a 4 anos): Ballet Clássico com acompanhamento teórico. Pré-Brincart – Crianças a partir de 1 ano e oito meses a 2 anos
Brincart A – Crianças de 2 a 3 anos
Brincart B - Crianças de 3 a 4 anos

Nesta fase, o trabalho desenvolvido em sala de aula é realizado com grupos homogêneos, respeitando as faixas etárias. As mudanças, de idade revelam grandes transformações e devem ser bem aproveitadas.

Esta proposta que se apoia na inter-relação entre aspectos cognitivos, afetivos e sociais. evidencia o desejo de exploração e se constitui a partir de situações sociais, compartilhadas com o adulto (mãe e professora).que utiliza o lúdico, desenvolvendo atividades que despertem curiosidade. O objetivo é trabalhar aspectos sensibilizadores, cognitivos e sócio-afetivos

Professores

as histórias, os contos de fadas representam o fio condutor, buscando desta forma, promover a interação com o ambiente físico e social.

Baby I e Baby II (de 4 a 6 anos): Ballet Clássico com acompanhamento teórico.
Baby I – Crianças de 4 e 5 anos.
Baby II – Crianças de 5 e 6 anos.
Baby I e Baby II - Sapateado
A proposta, nesta fase, aprofunda-se em movimentos mais complexos. O entendimento torna-se mais maduro possibilitando uma visibilidade palpável dos objetivos propostos anteriormente.

Preparatório (de 6 a 7 anos): Ballet Clássico com acompanhamento teórico. Nesta faixa, há uma formalização do conhecimento construído nas etapas anteriores, para tanto há um aumento na carga horária das aulas. Neste nível a criança oferece possibilidades motoras que permitem a introdução da técnica clássica. Aprendem também a necessidade de um comportamento cooperativo e de uma organização para alcançar objetivos em grupo.

Formação Clássica (a partir de 7 anos): A Formação Clássica tem início a partir dos 7 anos de idade e é composta por 3 etapas que servirão de base para toda a carreira do bailarino(a). O Ballet Vera Bublitz, possui tradição e é referência na construção teórico/prática de seus alunos, explorando seus talentos para vivenciarem experiências com reconhecimento nacional e internacional.
ETAPA FUNDAMENTAL: 1º, 2º anos - Crianças de 7 a 9 anos com. 3º anos e Pré-ponta – Crianças a partir de 9 anos a 11 anos de idade.
ETAPA DE APROFUNDAMENTO: Juvenil I, Juvenil II, Juvenil III e Juvenil IV – Pré adolescentes e jovens de 10 até 15 anos.
ETAPA DE APERFEIÇOAMENTO: BVB I, BVB II, BVB III, BVB IV - Jovens de 14 até 18 anos.

Ballet Adulto (iniciante, intermediário e avançado)

JAZZ: As aulas de Jazz ministradas pelas professoras Laura e Nathália Nicolaiewsky tem um embasamento técnico no Ballet Clássico. Para as crianças o estilo é o Jazz Dance. Já para as adolescentes e adultas é o Modern Jazz, com influência do Lyrical Jazz e do Musical.

Street Adulto e Infantil

Barre-terre

Sapateado

"
X