Cecília Wainstock Lipka

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: PE
  • Cidade: Recife
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: Coreógrafa
  • Atividade: Professora

Conteúdo

Iniciou sua carreira artística em 1947, no Ballet da Juventude, que na ocasião estava selecionando bailarinos para a formação de um novo grupo sob a direção de Sansão Castelo Branco.

Em 1952, alcançou o posto de primeira bailarina no Ballet da Juventude, por concurso, no qual foi classificada em primeiro lugar, concorrendo com 27 candidatas. Foi então, contemplada com uma bolsa-viagem oferecida pelo Ballet da Juventude, onde pode estudar com Olga Preobrajenska, na França.

Integrou o Ballet Society, dirigido por Tatiana Leskova.

Em 1959, alcançou através de concurso o posto de primeira bailarina do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Trabalhos

Dançou importantes personagens nos balés: Luta Eterna, A Morte do Cisne, Les Sylphides, Grand Pas de Quatre, Gaite Parisiense, Rondó Caprichoso, O Galo de Ouro, O Quebra-Nozes, Praiana, Melodia de Gluck, dentre outros.

Na televisão, atuou em diversos programas como primeira bailarina.

Lecionou técnica clássica na Escola de Danças do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no período de 1965 até 1984. Para esta escola coreografou: Exodus, Concerto em Forma Brasileira, Domingo de Verão, Visão Submarina, Valsa, Esboços, Tonalidades, entre outros.

Como professora representante da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, ministrou, em 1982, o primeiro curso de orientação para professores e coreógrafos promovido pelo Conselho Brasileiro da Dança (CBDD).

Ao longo de sua carreira recebeu diversos prêmios e reconhecimentos, entre eles: Certificado de Artista da Dança (1963), Diploma de Bons Serviços pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro (1973), Medalha Carlos Gomes (1975), Medalha do Mérito Artístico do CBDD, órgão ligado a UNESCO (1990).

Desde 1992, se dedica à Escultura, possuindo trabalhos expostos e premiados em diversas galerias de Arte no Brasil e Estados Unidos.


(Por Liana Vasconcelos | Pesquisa SPCD)
X