Cia. de Dança Ciclos

  • Categoria: Grupos de dança
  • País: Brasil
  • UF: CE
  • Cidade: Limoeiro do Norte
  • Ano: 2001

Conteúdo

As primeiras atividades da Cia. Ciclos de Dança datam de 2001, ano em que o coreógrafo Duaram Gomes uniu um grupo de jovens bailarinos e cirou o primeiro espetáculo, Migrações. Desde então, a Ciclos manteve a mesma formação, trabalhando a profissionalização do grupo e a estabilização do trabalho, além de fortalecer o sentimento de um coletivo de dança atuando na cidade de Tabuleiro do Norte, no Ceará, que possui pouco mais de 30 mil habitantes.

Situada na região do Baixo Jaguaribe, a cidade reconhece a companhia como referência no trabalho com a dança, especificamente a dança contemporânea. O grupo atua na Academia de Dança Ciclos, também dirigida por Duaram Gomes que oferece musculação, ginástica, aulas de jazz, balé clássico e dança contemporânea.

Hoje, a companhia realiza apresentações em Tabuleiro e cidades do vale jaguaribano, a partir do constante apoio com instituições e empresas locais. Para além do Vale do Jaguaribe, a Ciclos já se apresentou por diversas cidades cearenses, como Sobral, Nova Olinda, Juazeiro do Norte, Crato, Icó, Itapipoca e Fortaleza. Esteve ainda em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Em 2012, o grupo realizou a II Mostra Ciclos de Dança , única iniciativa com foco na formação e disseminação da dança por aquela região. A produção, a organização e a logística são feitas pelos próprios bailarinos, que aceitam participar sem cobrar cachê, para fazer tocar no outro aquilo que a dança fez por eles."

Links

http://ciclosciadedanca.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/ciadedanca.ciclos



Por Elisa Parente | SPCD Pesquisa

Videografia

Teaser do espetáculo Escolhas
https://www.facebook.com/photo.php?v=460023970762234

Trecho do Documentário "Ciclos: Uma Nova Temporada". Roteiro: Fernando Freitas / Duaram Gomes, Direção: Fernando Freitas. Edição Wellington Machado.
http://www.youtube.com/watch?v=R5BEweChJtA"

Trabalhos

- Sob Pressão (2009).
- Máscaras (2006)
- Ciclos (2002 e remontagem em 2005)
- Migrações (2001)
X