CIADAPTE

  • Categoria: Escolas
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: Paulínia
  • Tipo de Escola: Particular
  • Diretor: Karen Juan
  • Formato de escola: livre/profissionalizante
  • Bolsa de escola: sim
  • Processo seletivo: Audição e triagem sócio-econômica para os bolsistas

Conteúdo

O CIADAPTE é uma ONG qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), com o intuito de promover projetos sociais e culturais, oferecendo estrutura e suporte, além de fazer parte do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Paulínia.

A ONG teve início em 2005 visando prosseguir o trabalho de dança adaptada desenvolvido na APAE de Paulínia, onde são aplicados procedimentos técnicos de dança para pessoas com deficiência intelectual, de forma pioneira, embasada em estudos científicos orientados pela UNICAMP. Em paralelo, oferecer à comunidade em geral atividades através do projeto Cia-dança com o intuito de difundir a cultura e a arte da dança.

Estudantes de diversas Universidades e Faculdades como UNICAMP, ESANC, PUCC Campinas, UNIP, São Marcos e UNIMEP passaram pela ONG realizando pesquisas, trabalhos voluntários e estágios nas áreas de Marketing, pedagogia, moda e dança, contribuindo para o crescimento e divulgação do CIADAPTE.

A ONG também realiza campanhas e eventos com intuito de arrecadar donativos para pessoas necessitadas do município. Além da campanha de brinquedos, o CIADAPTE já arrecadou mais de 5.500 quilos de alimentos (doados para várias instituições sociais e APAE da cidade) em troca do ingresso de seus festivais de dança.

Projetos Desenvolvidos:
Cia-dapte - Companhia de dança adaptada para pessoas com talentos especiais. Desenvolvido desde março de 2005, o projeto tem parceria com a APAE de Paulínia, envolvendo alunos desta instituição e outras pessoas com deficiências, no aprendizado da dança e seus elementos. A dança adaptada adota valores de beleza diferenciados, onde o corpo é um instrumento pelo qual é possível se expressar sem limites e verdadeiramente.

Cia-dança: Consiste em aulas de dança abertas à sociedade com o intuito de divulgar a cultura da dança para a comunidade através de mostras, palestras, debates, cursos e workshops. 70% dos alunos que participam deste projeto contribuem com mensalidades, as quais são revertidas para realização dos projetos da instituição, desenvolvendo, assim, a cidadania. 30% dos alunos são bolsistas e ingressaram no projeto após participarem de uma audição e realizarem triagem sócio-econômica.

Campanhas:
Adote um Talento: possibilita empresas e pessoas interessadas em patrocinar um ou mais alunos com carência econômica da cidade para ingressar e participar do Projeto Cia-dança.

Lacres: Com a ajuda de toda a sociedade, o CIADAPTE coleta lacres de latas para troca por cadeiras de rodas para pessoas com deficiências necessitadas.

Links

http://www.facebook.com/ong.ciadapte
www.ciadapte.org.br

(Henrique Rochelle | SPCD Pesquisa)

Cursos

Ballet Clássico (método Royal)
Contemporâneo
Dnaça Adaptada (para pessoas com deficiência)

Professores

Karen Juan
Fernanda Barbosa
Larissa Lotto
X