Dança na Corte

  • Categoria: Estilos de danças
  • País: França

Conteúdo

A sistematização histórica de estilos de dança depende de uma análise temporal que leve em consideração a progressão e a passagem de um estilo ao seguinte.
Este verbete trata de um dos doze estilos propostos pela seguinte classificação histórico-analítica, que não dá conta de todas as formas de dança cênica, mas oferece um panorama da formação da dança clássica e de sua modernização:
Dança na Corte – Dança de Corte – Ballet de Corte – Escola Clássica – Escola Romântica – Escola Acadêmica – Escola Neoclássica – Era Diaghilev – Primeira Geração Moderna – Segunda Geração Moderna – Fase de Transição: Moderno/Pós-Moderno – Dança Pós Moderna.



Desenvolvida na Idade Média, notavelmente na corte italiana e depois na francesa, onde sua continuidade levará, ao longo dos séculos, à Dança Clássica, a Dança na Corte não constitui propriamente uma Escola de Dança, pois sua principal característica é a inexistência de uma marcação técnica e um desenvolvimento de qualidade artística, fixando a presença de formas de movimentação, sem estruturação coreográfica ou ação dramática ordenada.

Assim, nesse período, iniciado historicamente no Feudalismo, houve o trabalho com as danças sociais, usadas para entretenimento da corte, frequentemente importadas de características das danças populares, experimentadas sobretudo em festividades.

Referências

Algumas sugestões de leituras e referências acerca da História da Dança e dos Estilos de Dança:

ANDERSON, Jack. Ballet and Modern Dance: a concise history
ANDERSON, Jack. Dança
AU, Susan. Ballet & modern dance.
BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente
CAMINADA, Eliana. História da Dança: evolução Cultural
CAVRELL, Holly. Dando Corpo à História. (Doutorado em Artes, Unicamp)
COHEN, Selma Jean. Dance as a Theatre Art
KIRSTEIN, Lincoln. Four Centuries of Ballet
PORTINARI, Maribel. História da Dança
ROCHELLE, Henrique. Estilos de Dança: uma proposta de revisão histórica. (Material de apoio didático desenvolvido durante o Programa de Estágio Docente das disciplinas de História da Dança. Instituto de Artes, Unicamp)
SORELL, Walter. Dance in Its Time



Por Henrique Rochelle | SPCD Pesquisa
12
X