Dança na Corte
- Categoria: Estilos de danças
- País: França
Conteúdo
A sistematização histórica de estilos de dança depende de uma análise temporal que leve em consideração a progressão e a passagem de um estilo ao seguinte.
Este verbete trata de um dos doze estilos propostos pela seguinte classificação histórico-analítica, que não dá conta de todas as formas de dança cênica, mas oferece um panorama da formação da dança clássica e de sua modernização:
Dança na Corte – Dança de Corte – Ballet de Corte – Escola Clássica – Escola Romântica – Escola Acadêmica – Escola Neoclássica – Era Diaghilev – Primeira Geração Moderna – Segunda Geração Moderna – Fase de Transição: Moderno/Pós-Moderno – Dança Pós Moderna.
Desenvolvida na Idade Média, notavelmente na corte italiana e depois na francesa, onde sua continuidade levará, ao longo dos séculos, à Dança Clássica, a Dança na Corte não constitui propriamente uma Escola de Dança, pois sua principal característica é a inexistência de uma marcação técnica e um desenvolvimento de qualidade artística, fixando a presença de formas de movimentação, sem estruturação coreográfica ou ação dramática ordenada.
Assim, nesse período, iniciado historicamente no Feudalismo, houve o trabalho com as danças sociais, usadas para entretenimento da corte, frequentemente importadas de características das danças populares, experimentadas sobretudo em festividades.
Este verbete trata de um dos doze estilos propostos pela seguinte classificação histórico-analítica, que não dá conta de todas as formas de dança cênica, mas oferece um panorama da formação da dança clássica e de sua modernização:
Dança na Corte – Dança de Corte – Ballet de Corte – Escola Clássica – Escola Romântica – Escola Acadêmica – Escola Neoclássica – Era Diaghilev – Primeira Geração Moderna – Segunda Geração Moderna – Fase de Transição: Moderno/Pós-Moderno – Dança Pós Moderna.
Desenvolvida na Idade Média, notavelmente na corte italiana e depois na francesa, onde sua continuidade levará, ao longo dos séculos, à Dança Clássica, a Dança na Corte não constitui propriamente uma Escola de Dança, pois sua principal característica é a inexistência de uma marcação técnica e um desenvolvimento de qualidade artística, fixando a presença de formas de movimentação, sem estruturação coreográfica ou ação dramática ordenada.
Assim, nesse período, iniciado historicamente no Feudalismo, houve o trabalho com as danças sociais, usadas para entretenimento da corte, frequentemente importadas de características das danças populares, experimentadas sobretudo em festividades.
Referências
Algumas sugestões de leituras e referências acerca da História da Dança e dos Estilos de Dança:
ANDERSON, Jack. Ballet and Modern Dance: a concise history
ANDERSON, Jack. Dança
AU, Susan. Ballet & modern dance.
BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente
CAMINADA, Eliana. História da Dança: evolução Cultural
CAVRELL, Holly. Dando Corpo à História. (Doutorado em Artes, Unicamp)
COHEN, Selma Jean. Dance as a Theatre Art
KIRSTEIN, Lincoln. Four Centuries of Ballet
PORTINARI, Maribel. História da Dança
ROCHELLE, Henrique. Estilos de Dança: uma proposta de revisão histórica. (Material de apoio didático desenvolvido durante o Programa de Estágio Docente das disciplinas de História da Dança. Instituto de Artes, Unicamp)
SORELL, Walter. Dance in Its Time
Por Henrique Rochelle | SPCD Pesquisa
12
ANDERSON, Jack. Ballet and Modern Dance: a concise history
ANDERSON, Jack. Dança
AU, Susan. Ballet & modern dance.
BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente
CAMINADA, Eliana. História da Dança: evolução Cultural
CAVRELL, Holly. Dando Corpo à História. (Doutorado em Artes, Unicamp)
COHEN, Selma Jean. Dance as a Theatre Art
KIRSTEIN, Lincoln. Four Centuries of Ballet
PORTINARI, Maribel. História da Dança
ROCHELLE, Henrique. Estilos de Dança: uma proposta de revisão histórica. (Material de apoio didático desenvolvido durante o Programa de Estágio Docente das disciplinas de História da Dança. Instituto de Artes, Unicamp)
SORELL, Walter. Dance in Its Time
Por Henrique Rochelle | SPCD Pesquisa
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