Denise Acquarone

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: RJ
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • Atividade: Membro do Colegiado Setorial de Dança
  • Atividade: Representante da Categoria Dança no Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
  • Data de nascimento: 13/04/1958

Conteúdo

Denise Acquarone iniciou seu estudos na dança aos cinco anos de idade, ingressando na Academia de Balé Leda Yuqui, onde realizou toda sua formação como bailarina. Entrou aos dozes anos para o Corpo de Baile Leda Yuqui, estudando com grandes mestres da dança como Edmundo Carijó, Ceme Jambay, Julia Quirós, Juliana Yanakieva e começando a dançar profissionalmente.

Em 1975, Johnny Franklin assumiu a escola e o grupo de dança, que passou a ser chamado Rio Ballet, do qual fez parte como bailarina e depois como professora/ensaidora.

Paralelamente a sua formação na metodologia russa, com o Método Vaganova, adquiriu também formação em Metodologia Royal Academy, método ingles, através de exames e cursos de especialização.

Paralelamente a sua formação artística, graduou-se em Arqueologia, em 1979, na primeira turma brasileira formada em Arqueologia pela Faculdade Integradas Estácio de Sá.

Em 2000, foi eleita vice-presidente do Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado Rio de Janeiro, onde permanece desempenhando atividades que propiciem melhorias e desenvolvimento para a categoria.

Ê membro, eleito, do Colegiado Setorial de Dança, representante inicialmente do grupo de Formação, e a partir de 2012 , em nova eleição, assumiu a Representação Regional Sudeste, representando os Estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Ê Coordenadora Geral dos CQIDs, Curso de Qualificação Profissional para Instrutores de Dança, em todas as modalidades de Dança.

Faz parte do Conselho Municipal de Cultura do Município do Rio de Janeiro, representando a categoria da Dança.

Links

IBAC: Instituto Brasileiro de Aprimoramento Cultural: http://www.ibacrj.com.br/home/denise_acquarone.php

Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro: http://www.spdrj.com.br/diretoria.php




(Liana Vasconcelos | SPCD Pesquisa)"" 305"

Trabalhos

Foi bailarina do Ballet Oficina do Rio de Janeiro, na remontagem da Companhia em 1979, sob a direção de Edmundo Carijó e Lourdes Braga, onde atuou por todo o Brasil em temporadas, concursos e mostras de danças, ganhando diversas premiações, inclusive no exterior por convite da UNESCO.

Em 1979 realizou curso de especialização em Balé Clássico, no Joffrey School, New York, USA.

Especializou-se na parte pedagógica da dança dedicando-se ao ensino. Fez cursos de Metodologia do Ensino da Dança com mestres que se dedicaram a esta área. Com Wanda Garcia e Renne Wells fez especialização em Pedagogia Infantil da Dança, adquirindo o título de Maitre de Balé.

Foi diretora da única escola do Rio a fazer a preparação Royal Academy of Dance para exames, O Centro de Danças Johnny Franklin.

Participou de cursos de Metodologia Cubana de Ballet, em Cuba, Havana, na Escola Nacional de Ballet, de 2006 a 2009.

No Sindicato, além das atividades profissionais, desenvolveu e coordenou projetos como a implantação
das Delegacias Regionais, interiorizando as ações do SPDRJ pelo Estado. Proporcionou também a criação da Comissão Artística, onde representantes de todas as modalidades da dança se reúnem em um coletivo para traçar planos e elaborar soluções para as questões de maior necessidade e urgência das suas áreas.

Denise, atualmente, presta assessoria aos Municípios do Estado do Rio de Janeiro na implementação do Sistema Nacional de Cultura.
X