Edson Claro

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • Atividade: Coreógrafo
  • Atividade: professor
  • Data de nascimento: 15/11/1949
  • Data de falecimento: 30/10/2014

Conteúdo

Edson César Ferreira Claro, nasceu em 15 de novembro de 1949, em São Paulo. Antes de ingressar na dança, foi bancário e funcionário público da Prefeitura de São Paulo.

Iniciou seus estudos em dança em 1973, pouco antes de graduar-se no curso de Educação Física, na Universidade de São Paulo (USP). Em 1974 trabalhou como técnico de voleibol, ministrando aulas no Esporte Clube Pinheiros. No ano seguinte, viaja para os Estados Unidos, onde fez cursos de Jazz, Euritmia, Afro e Anatomia para o Movimento. Trabalhou como assistente de dona Hulda Bittencourt no Cisne Negro.

Em 1976, criou o grupo de dança da Faculdade Integradas de Guarulhos (FIG), onde dava aulas na graduação.
Concluiu especialização em Dança pela Connecticut College. Passou também pela Faculdade União para Educação e Cultura (Unifec), em São Caetano do Sul, onde criou outro grupo de dança. Foi responsável também pela criação da pós-graduação lato sensu em Dança Educação Física.

Deixou a FIG em 1979 e criou a Cia. de Dança Casa Forte. Deu aulas na Escola de Dança Ruth Rachou, na Escola de Arte Dramática da USP e, mais adiante, leciona na Faculdade de Educação e Cultura do ABC, em São Caetano do Sul.

Em 1984 vai para o Caribe convidado para ministrar curso do Método Dança Educação Física na Gimnasiada. Em 1985, passa no concurso para funcionário público no Rio Grande do Norte, como técnico D da Secretaria de Educação. Foi convidado por Carmem Borges para ministrar aulas de dança e criou juntamente com ela a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM).
Após concluir o mestrado em Educação Física, pela USP, Edson volta a Natal e cria o Grupo de Estudo de Natal (GEN) e o Acauã Cia. de Dança.

Ê aprovado novamente no concurso público para Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde cria novamente, outro grupo de dança, no nível avançado, que leva o nome da instituição.
Concluiu o doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pela USP, em 1994.

Em 1995, lança o livro Método Dança-Educação Física: Uma Reflexão Sobre Consciência Corporal e Profissional. Neste mesmo ano, cria e coordena a pós-graduação lato sensu/Dança e Consciência Corporal da UFRN. Cria ainda a Roda Viva Cia. de Dança, juntamente com o professor Henrique Amoedo, inserindo no cenário da dança bailarinos com deficiência e o Grupo de Dança da UFRN intermediário, com o professor Edeilson Matias. Eleito Chefe do Departamento de Artes da UFRN.

Deu aulas no mestrado e doutorado da universidade, em 1996, e foi convidado a fazer parte de Conselhos, Comissões e Consultoria, Ministério da Educação (MEC), no cargo de Consultor de Parâmetros Curriculares Nacionais na área de Educação Física.

Ê responsável pelas pesquisas Corporeidade e Educação, Dança-Espetáculo e A Expressividade Humana e a Arte de Dançar, feitas na UFRN.

Em 1998, o Grupo de Dança da UFRN avançado passa a se chamar Gaia Cia. de Dança. Neste ano, faz turnê pelo estado de São Paulo com a coreografia www.com.br, do coreógrafo Tindaro Silvano.

Criou a Cia. de Dança dos Meninos, em 2000. Foi professor convidado da Universidade de Porto e da Universidade Aberta, em Portugal, onde morou por dois anos. Conclui o pós-doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa.

Quando volta ao Brasil é eleito novamente chefe do Departamento de Artes da UFRN. Em 2009, cria o curso de licenciatura em Dança na universidade. Atualmente, é professor associado e aposentado pela UFRN.

Links

(Por SPCD | Pesquisa) 45

Bibliografia

Método Dança Educação Física – Uma Reflexão Sobre Consciência Corporal e Profissional | Edson Claro | Robe Editorial, Rio Grande do Norte | 2005

Videografia

http://www.youtube.com/watch?v=1JRwlor-XmA

http://www.youtube.com/watch?v=406ailADsD8

http://www.youtube.com/watch?v=Hlk3wIcX5zA

Figuras da Dança Edson Claro | 2012 | direção Inês Bogéa (produção da São Paulo Companhia de Dança)








"

Trabalhos

1988 Faz o primeiro espetáculo da Acauã Cia. de Dança, intitulado Novas Vidas, com coreografia de Jairo Sete, Armando Duarte e Ana Maria Mondini.

1989 Viaja com a Cia. Acauã para a primeira turnê e dança em diversas cidades de São Paulo e na cidade de Buenos Aires, na Argentina, com a coreografia Oração das Mães da Praça de Maio, do coreógrafo argentino Luiz Arrieta.

1995. Leva a Natal a coreógrafa Ivonice Satie, que remonta para o Grupo de Dança da UFRN – Avançado a coreografia Shogun. Neste mesmo ano, lança o livro Método Dança-Educação Física: Uma Reflexão Sobre Consciência Corporal e Profissional.

1997 Leva a Natal o multi artista Carlinhos de Jesus, que cria juntamente com ele o espetáculo Valeu! Valeu!, que faz a abertura do Festival de Arte Sem Barreira no Estado de São Paulo.

2011 Coreografa Petrus e A Vida Nos Prepara para o Grupo da EDTAM.

Confira seus principais trabalhos no texto e cronologia do documentários Figuras da Dança Edson Claro, temporada 2012, da São Paulo Companhia de Dança em http://www.saopaulocompanhiadedanca.art.br/folhetos_figuras_da_danca.php"
X