Encontro Nacional de Dança Contemporânea

  • Categoria: Festivais
  • País: Brasil
  • UF: RN
  • Cidade: Natal
  • Ano: 2007
  • Diretor: Diana Fontes
  • Ocorrência: selecione
  • Voltado à: Cássia Navas (SP), da Plataforma de Dança de São Paulo

Conteúdo

Com o objetivo de promover a dança, trocar informações, linguagens e técnicas e contribuir para a difusão cultural e o desenvolvimento regional do Rio Grande do Norte, Diana Fontes concebeu e criou o Encontro Nacional de Dança Contemporânea, com produção executivade Bianca Dore e Daniele Flor.

Promovido pelo Governo do Estado e Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) através da Lei Câmara Cascudo, o evento teve sua primeira edição de 4 a 7 de maio de 2007 espalhado por cinco locais da capital potiguar: Teatro Alberto Maranhão (Ribeira), Teatro de Cultura Popular (Petrópolis), Espaço Vivo (rua Amintas Barros, Lagoa Nova), Palácio da Cultura (Cidade Alta) e Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão - EDTAM (Ribeira). Nesses três dias, foram discutidos a contemporaneidade e o significado do processo para o bailarino de hoje por meio de apresentações gratuitas de artistas locais e nacionais (Miriam Druwe e Alexandre Nascimento), palestras debates e oficinas pagas de técnicas contemporâneas e Laban.

A segunda edição, realizada em maio de 2008, apresentou uma expansão do evento pelo interior do Rio Grande do Norte, resultando em três semanas de atividades. Foram contempladas as cidades de Caicó (de 28 de abril a 4 de maio), Mossoró (de 5 e 11 de maio) e Natal (de 12 a 18 de maio). Dessa vez, o tema norteador foi o debate sobre a estética e a ética da contemporaneidade. Na capital, as atividades ficaram concentradas entre o Teatro Alberto Maranhão, o Midway Mall e o Centro Cultural Jesiel Figueiredo (zona norte de Natal). Os convidados nacionais da vez foram Helder Vasconcelos e Cia. Movasse.

Nos dois anos seguintes o Encontro aconteceu de forma reduzida por falta de verba. Em 2009 o evento se concentrou na pesquisa Gestual Nordestino para uma Concepção Contemporânea", contemplada pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna de 2007, que possibilitou a realização de palestras e oficinas em várias cidades do interior sobre a gestualidade da região e um questionamento a respeito da tradição e contemporaneidade - parceiras ou antagônicas?

Em 2010, os grupos Entre Nós Coletivo de Criação, dirigido por Diana Fontes, e Anízia Marques Dança, além de João Alexandre Lima apresentaram o espetáculo "Caminho de Casa", além de oficinas e discussões sobre a organização política da dança.

O evento retornou com sua força em 2011 com a inclusão de um “nacional” em seu nome. O mote desse novo Encontro Nacional de Dança Contemporânea foi a relação entre tradição e contemporaneidade na dança. Balé da Cidade de São Paulo, Clébio Oliveira, Quasar Cia. de Dança e Lavinia Bizzotto foram os convidados nacionais da vez e se apresentaram, ao lado de companhias locais, de 1º a 7 de agosto no Teatro Alberto Maranhão (espetáculos noturnos a R$ 30) e na Casa da Ribeira (palestras espetáculos vespertinos e gratuitos). O evento conta também contou com a presença de Fabiano Carneiro (representando a Fundação Nacional de Artes/FUNARTE), além das críticas de dança e professora Helena Katz (SP), Cássia Navas (SP), Lenora Lobo (DF), Sandra Meyer (SC), Paulo de Castro (PE), Jackie Castro (BH) e Diana Morais (Portugal).

A quarta edição, de 29 de julho a 5 de agosto de 2012, cresceu em número de atrações nacionais: Renato Vieira Cia. De Dança, Rui Moreira Cia. De Danças, Companhia dos Pés, Virtual Cia. De Dança e Ballet de Londrina. Foi a primeira vez que o evento também recebeu uma companhia internacional (Ballet Carmen Roche, da Espanha).

Nesse ano, as atividades aconteceram no Teatro Alberto Maranhão, Casa da Ribeira, Parque das Dunas, escolas de dança e ruas da cidade, com espetáculos, oficinas e palestras, das quais participaram como convidados Fabiano Carneiro (RJ), coordenador de dança da FUNARTE

Links

Jackie Castro (MG), coordenadora do 1,2 na Dança e Horizontes Urbanos

Processo seletivo

Ana Francisca Ponzio (SP), do site ConecteDance
X