Erick Silva

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: PE
  • Cidade: Recife
  • Atividade: Coreógrafo
  • Atividade: dança contemporânea
  • Atividade: diretor
  • Atividade: produtor.
  • Atividade: Professor de Balé
  • Data de nascimento: 14/12/1977

Conteúdo

Erick Silva iniciou seus estudos de dança aos oito anos de idade, em Recife (PE), no Centro de Formação do Educador Popular Maria da Conceição com Balé Clássico, Danças Populares e Afro-brasileiras.

Aos 14 anos, ingressou para Cia Bacnaré (companhia de cultura negra de Recife), onde trabalhou com o coreógrafo Ubiracy Ferreira e realizou turnê pela Europa (1994 a 1997).
Também integrou o Maracatu Nação Pernambuco, realizando duas temporadas na Europa com a coreógrafa Amélia Meloso.

De volta ao Brasil, trabalhou com a coreógrafa Mônica Lira na Cia Experimental de Dança de 1997 a 1998.

Ao receber um convite do coreógrafo alemão Daniel Bratty, retornou para Europa, onde permaneceu por duas turnês (1998 a 1999). Posteriormente, aceitou trabalhar com Zic, coreógrafo francês conceituado, durante duas temporadas.

Além destas experiências, Erick trabalhou com as companhias nacionais Cisne Negro Cia de Dança, Cia Débora Colker, Grupo Jovem Studio 3 Cia. de Dança e Cia Paulista de Teatro Musical.

Como professor de balé clássico, dança contemporânea, danças afro-brasileiras e dança moderna, lecionou em unidades do SESC, USP e diversas escolas em São Paulo, como Grupo Raça, Centro de Dança de Santo André, Cia Kahal, Ballet Elisa e Studio Coreográfico Corpore Sanoo.

Ministrou cursos de dança contemporânea e balé clássico em diversos países, como Alemanha, Chile, Portugal, Itália, Espanha e França. Como coreógrafo, realizou diversos trabalhos, o que lhe rendeu diversos prêmios, tais como o de Melhor Coreógrafo no Festival Passo de Arte, Festival de Dança de Recife, Festival de Campos do Jordão, entre outros.

Erick também participou dos musicais “Baile Estelar” (sob direção de José Possi Neto e coreografia de Jorge Garcia, 2005) e “Peter Pan” (sob direção de Ariel Del Mastro, 2007). Realizou trabalhos e eventos apresentando trechos de obras musicais como “O rei Leão”, “Chicago”, “Cabaret”, “Tributo a Fosse”, entre outros, sob direção de Roseli Fiorelli e Fernanda Chamma. Foi júri no Festival da CIOFF (Espanha), Festival Passo de Arte, Festival de Recife, Fendafor, Festivais da RV Promoções, Festival de Sorocaba, Festival Alto-Tietê e outros.

Atualmente, é diretor da In-pulso Cia de Dança e do Projeto Social In-Pulso, leciona dança contemporânea e balé em cursos por todo Brasil e exterior e dirige a Mostra Dança, juntamente com Stefania Petry.

Links

www.mostradanca.com





Por Flávia Brassarola Borsani (pesquisa SPCD)" 465

Trabalhos

-Cia Bacnaré
-Cia Experimental de Dança
- Cia Daniel Bratty
- ZIC
- Cia Deborah Colker
- In-Pulso Cia de Dança – onde atua como diretor e coreógrafo
- Mostra Dança – onde atua como diretor e produtor
X