Especial Academia de Ballet

  • Categoria: Escolas
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: São Paulo
  • Tipo de Escola: Particular
  • Formato de escola: livre/profissionalizante
  • Bolsa de escola: sim

Conteúdo

Instituição com 40 anos de tradição no ensino da dança no Brasil. Fundada por Aracy de Almeida, primeira bailarina do Teatro Municipal de São Paulo e professora principal dessa instituição por mais de 30 anos. Ê dirigida por Guivalde de Almeida, um dos nomes mais importantes da dança brasileira.

Ao longo desses anos de trabalho, a Especial Academia tem em sua história incursões até então inéditas na dança brasileira. Ê um dos membros mais antigos da Royal Academy of Dance, sediada em Londres, e tem em seu currículo o maior índice de aprovações nos exames desse método no Brasil.

Primeira escola brasileira a promover o intercâmbio de alunos e professores com a Escola Nacional de Ballet de Cuba, trazendo ao Brasil a metodologia nacional daquele país. Eles contaram com a ajuda de Ramona de Saá, juntamente com Joan Boada atual “Primeiro bailarino do Ballet de São Francisco” e Reyneris Reyes atual “Primeiro Bailarino do Ballet de Boston” na época, estudantes se apresentaram junto com o elenco dos alunos da Especial Academia, durante três anos sede no Brasil do Cuballet, evento dirigido por Laura Alonso, atendendo na sala da instituição mais de 3000 estudantes de balé da América do Sul.

Hoje realizam as temporadas do Ballet Russo em São, idealizadas por Guivalde de Almeida, e convertida no maior curso de verão da América Latina, que promove intercâmbio entre pedagogos da dança russa e estudantes brasileiros. Em 2012 chegou a sua décima edição.

Em 1985, foi criado o Grupo Especial e posteriormente o Especial Grupo de Danças Clássicas de São Paulo, formado por alunos estudantes. Em 2002, foi considerada pela crítica especializada e jurados festivais como a “melhor escola de dança do Brasil”, recebendo o prêmio das mãos do Governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira.

Premiada em participações nos Festivais de Dança do CBDD (Rio de Janeiro), Passo de arte (Santos), RV Promoções e Promodança (São Paulo). Desde 1998 Aracy de Almeida é a delegada do CBDD (Conselho Brasileiro da dança) no estado de São Paulo, órgão vinculado a UNESCO (Conséil International de La Danse) com sede em Paris. A escola formou uma geração de bailarinos considerados por muitos, uma geração de ouro da dança brasileira. Representando o Brasil trouxeram para o país importantes prêmios internacionais nas competições de Nagoya e Osaka no Japão, Nova York e Jackson nos Estados Unidos, Lausanne na Suíça, Rieti na Itália, Havana em Cuba, Buenos Aires na Argentina e Varna na Bulgária.

Sua equipe de professores é altamente especializada desde os níveis infantis até o curso profissionalizante, mantendo-se atualizada nos mais importantes eventos de dança mundiais. Todos os anos a escola recebe alunos de todo o país em busca de especialização em contrapartida apresentam-se em diferentes estados do Brasil.

Em 2002 foi criada a Especial Cia de Danças Clássicas hoje Cia Brasileira de Danças Clássicas, um fruto dos anos de um profícuo trabalho da escola, com a intenção de profissionalizar os bailarinos brasileiros. Juntamente com a Cia e a Escola apresentaram-se estrelas do porte de Ana Botafogo, Cecília Kerche, Marcelo Missailidis, Francisco Timbó , Vitor Luis ( Primeiros Bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro) , Roberta Marques e Thiago Soares (Primeiros Bailarinos do Royal Ballet de Londres) e Danil Korsuntsev (Bailarino Estrela do Kirov Ballet de São Petersburgo). Na Especial Academia os alunos tem aula de Balé Clássico, Dança Contemporânea, Jazz, Sapateado, aulas preparatórias para os exames da Royal Academy of Dance com a mais competente equipe de professores e mestres com experiência internacional.

Links

http://www.especialacademia.com.br

Cursos

Ballet Clássico e Contemporâneo

Professores


Ana Maria Campos, Jorge Peña, Greice Kerche
X