Fernanda Carvalho Leite

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: RS
  • Cidade: Porto Alegre
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: Professora
  • Data de nascimento: 20/03/1974

Conteúdo

Nasceu em Porto Alegre, em 20 de março de 1974. Foi atleta na infância e adolescência. Iniciou sua carreira como atriz e bailarina em 1992. Em 98, estudou em Nova York na escola The Lee Strasberg Theatre Institute e Contact Improvisation no Movement Research. No teatro obteve grande sucesso com a comédia Inimigas Íntimas, ao lado de Ingra Liberato, com direção de Néstor Monastério, com que também trabalhou nas peças O Concílio do Amor, de Oskar Panizza e Vida Muda. Destaca ainda O Marido do Dr. Pompeu, de Luis Fernando Veríssimo e direção de Dilmar Messias,Almas Gêmeas, de Martha Medeiros e direção de Irene Brietske.

Em 2007 ganhou o Prêmio Palcohabitasul de Montagem Cênica com o roteiro da peça de dança-teatroBEATRIZ, a BEleza e A TRIsteZa. No cinema destaca Garotas do ABC de Carlos Reichenbach, e O carteiro, com roteiro e direção de Reginaldo Faria. Foi indicada a Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado 2008 por Netto e o domador de cavalos, de Tabajara Ruas, e em 2007 pelo curta Julia, de Cacá Nazário.

Na televisão protagonizou Aeroplanos de Alex Sernambi e O Caso no Ar, de Ivana Verle. Apresentou o programa Minha História de Natal na RBS TV e TV Comédia na TV COM. Atuou no elenco principal da série Segredo, dirigida por Patrícia Sequeira e Paulo Nascimento para a RTP (Rádio e Televisão Portuguesa) exibida no Brasil, pelo Canal JB.

Protagonizou diversos comerciais, entre eles Neosaldina, Club Social, Varig, Arroz Tio João e Banrisul. Integrou a Ânima Cia de Dança, da coreógrafa Eva Schul, a Eduardo Severino Cia de Dança e a Porto Alegre Cia de Dança. Atualmente dirige e atua como bailarina-criadora no GrupoTATO, em residência na Usina do Gasômetro em Porto Alegre e com o qual realiza diversas performances e espetáculos além de dar aulas.

Formou-se em Biologia e especializou-se em Pedagogias do Corpo e da Saúde, na UFRGS, desenvolvendo sua monografia sobre Contact Improvisation, estilo de dança que é seu atual foco de pesquisa de movimento, publicando um artigo sobre o tema na Revista Movimento da UFRGS.

Viaja ensinando e realizando performances de Contact já tendo se apresentado com Nancy Stark Smith e Nike Vargas, Ralf Jaroschinski, Cristina Turdo, Camillo Vacalebre, Andrew Harwood e Paula Zacharias, entre outros.

Links

Blog da artista:
http://fercarvalholeite.blogspot.com.br/





(por Paola Vasconcelos| pesquisa SPCD)" 347

Bibliografia

Artigo sobre o Contato Improvisação publicado na revista Movimento-UFRGS em 2005. Disponível online em:
http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2870

"

Videografia

Teaser do espetáculo Ato ao acaso", 2010.
https://www.youtube.com/watch?v=hyPa5VBM5jw&feature=related

"

Trabalhos

SINC. Diretora, produtora e bailarina. Com Grupo TATO
3 Seconds. Direção Yangee Lee. Bailarina (The Kitchen, NYC)
: Depois do Acaso. Diretora, produtora e bailarina. Com Grupo TATO
Eu estive aqui. Porto Alegre Cia de Dança. Coreografia Mark Siecksarek. Bailarina.
Ato ao Acaso. Direção, produção e bailarina. Com Grupo TATO
Beatriz, a Beleza e a Tristeza. Prêmio Palcohabitasul de Montagem Cênica A/Casa/Lar. Concepção e performance.
Mostra de dança de Inverno. SMC de POA Performances de Contato Improvisação com Nancy Stark Smith e Mike Vargas, Andrew Harwood e Paula Zacharias, Cristina Turdo, Camilo Vacalebre, Ester Momblant Ribas entre outros.
Alma Tonta. Coreografia de Eduardo Severino Relações. Ânima Cia de Dança, direção e coreografia Eva Schul (Indicação de Melhor Bailarina no Prêmio Açorianos de Dança 2001 da SMC-POA)
De 1 a 5. Ânima Cia de Dança, direção e coreografia Eva Schul. Bailarina. Tons. Ânima cia de Dança, direção e coreografia Eva Schul. Bailarina.
X