Grupo Andanças

  • Categoria: Grupos de dança
  • País: Brasil
  • UF: RS
  • Cidade: Porto Alegre
  • Ano: 1999
  • Contato: Clóvis Rocha
  • Telefone: (51) 3223-0108
  • E-mail: grupo.andancas99@yahoo.com.br 143

Conteúdo

O grupo de danças populares ANDANÇAS foi criado em maio de 1999. Em sua existência, já formou vários profissionais da área de dança e do ensino desta arte, de forma gratuita e voluntária, já tendo passado mais de 450 participantes pelo grupo e suas oficinas. O grupo promove oficinas gratuitas para formação de novos bailarinos, atualmente esta com 32 novos integrantes fazendo aulas, além dos 28 bailarinos do elenco e seis músicos.

Representa em sua arte as manifestações populares do Brasil e de varios países em forma de projeção, recebeu o Prêmio Vitor Mateus Teixeira como o Melhor Grupo Show do Rio Grande do Sul em 2012, oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado. Ê de sua iniciativa o Festival Internacional de Folclore de Porto Alegre que recebeu o Prêmio Açorianos na categoria Projeto de Difusão e Formação em Dança 2013, seu diretor e coreógrafo recebeu o premio Açorianos como personalidade da dança 2013.

O grupo representa o País, estudando e fazendo projeção do folclore e cultura popular de várias regiões. Representou nosso país em inúmeros eventos oficiais na França (2002), República Tcheca (2005), Chile (2010) Grécia (2011), Argentina (2012), Itália (2013) além dos eventos no Brasil em várias cidades do Rio Grande do Sul e estados brasileiros.

O grupo de Danças Populares Andanças promove o Festival Internacional de Folclore de Porto Alegre, evento de 9 dias em Agosto de cunho popular, acontecido em cinco edições informações no site www.festivalfolclorepoa.com já tendo acontecido cinco edições deste evento e que foi agraciado com o prêmio Açorianos 2013. Seu diretor Clóvis Rocha pesquisador de folclore e coreógrafo desde 1981, foi prêmiado com o Açorianos 2013 como personalidade da dança.

O Grupo tem como objetivo estudar e realizar apresentações artísticas em Porto Alegre e diversos festivais, mostras de danças, dando oficinas e palestras. Apresentando e ensinando o Folclore Brasileiro de forma o mais fidedigna através do seu grupo de dança e música, folclores como o sul rio-grandense, o folclore popular Brasileiro contido no Frevo, Samba, Carnaval, Forró, Capoeira, Dança dos Orixás, Carimbó, Maçariquinho, Maculelê, Xaxado, Caboclinho e Maracatu. O ANDANÇAS tem o apoio da ABRASOFFA (Associação Brasileira de Organizadores de Festivais de Folclore e Artesanato), é ligado ao IOV. O grupo realiza uma média de 20 espetáculos por ano.
Através de seu grupo de bailarinos, músicos e professores o ANDANÇAS, que é filiado a ABRASOFFA (Associação Brasileira Organizadores de Festivais de Folclore e Artesanato), tem este projeto como um marco necessário para o seu próprio aprimoramento e também visa a ampliação de sua atuação na área da inclusão social pela arte e cultura.

Links

www.grupoandancas.com


Luciane Silveira Soares/ Pesquisa para SPCD"

Trabalhos

2001 - Coreografia e dança na Ópera Boiúna com direção de Dilmar Messias
2003,2004,2010,2012,2013 - Festival Internacional de Folclore de Porto Alegre
2007 - Participação no Filme Neto e Domador de Cavalos de Tabajara Ruas
Participou de espetáculos com o Ballet Vera Bublitz
Participou de espetáculos com o Ballet Cristina Fragoso
2010 - Viva o Folclore
2011 - Bom Voyage Andanças
2013 - Folclorando
2013 - CIAO
2013 - Solidariedade das Artes
2013 - Dançando as Brincas apresentado na semana do teatro infantil de Porto Alegre
Gravação do DVD dos 30 Anos do Canto Alegretense
X