Dança em Rede

Núcleo de Arte e Dança

Histórico

Fundado em 1981, o Núcleo de Arte e Dança mantém, até os dias de hoje, seu objetivo inicial: ser, como o próprio nome indica, um centro de energia, técnica, talento, sensibilidade e disciplina focados no cultivo e na disseminação do amor pela arte, por meio da dança.

Em seus mais de 30 anos de atividades, com crianças, adolescentes e adultos, o Núcleo coleciona resultados que justificam sua incansável busca pelo melhor trabalho. Ali nasceram os Grupos Êxtase de Dança, de dança contemporânea e balé clássico, e o Grupo Impacto, de danças urbanas, que vêm se apresentando com sucesso em várias capitais brasileiras e de outros países da América Latina.

Ao final de cada ano, o Núcleo de Arte e Dança realiza o seu Festival de Dança que reúnem direção e professores comprometidos com a qualidade e alunos dedicados, já capturados pela paixão pela dança. Além disto, o Núcleo de Arte e Dança é pioneiro no desenvolvimento de ações que utilizam da arte para promover o desenvolvimento social. Em parceira com a Prefeitura Municipal de Viçosa, desde 1993, o Núcleo de Arte e Dança oferece aproximadamente 200 vagas anuais para o Centro Experimental de Artes, formado por alunos da comunidade de baixa renda de Viçosa. E mais, junto à ONG Humanizarte, o Núcleo atende a periferia da cidade com mais mil crianças e adolescentes/ano, por meio dos Projetos Portas Abertas e Passos para um futuro, tendo este último iniciado no ano de 2013.

O Núcleo também abre espaço para a promoção de intercâmbios com outras escolas e grupos de dança do Brasil e do exterior, com o objetivo de trocar experiências e proporcionar oportunidades para que seus bailarinos e os de outras localidades possam romper as suas fronteiras e aprimorar a sua dança.

Em seu histórico, o Núcleo de Arte e Dança destaca:
- A realização de 33 edições de Festivais de Dança;
- 18 anos de mostras de dança com apresentação de todos os projetos sociais, grupos amadores e profissionais além de convidados do Brasil e exterior;
- Bailarinos formados que hoje atuam em diversas companhias profissionais brasileiras e internacionais de dança;
- Realização, em parceria com o Instituto ASAS, de tournês, pelo interior de Minas Gerais do Grupo Êxtase de Dança, que já beneficiaram mais de 40 cidades e 100 mil pessoas em 7 anos de atuação.
- A conquista dos Prêmios Cena Minas, em 2007 com espetáculo A Caravana da Ilusão" e em 2008 com o espetáculo "Alguém atrás de Mim"

Links

Balé Clássico
Dança Contemporanea
Danças urbanas
Jazz

Cursos


- A montagem e a circulação do espetáculo "Capitães da Areia", em 11 capitais brasileiras e de outros 3 países da América Latina, em seus principais teatros como o Teatro Castro Alves (BA), Teatro Nacional de Brasília (DF), Teatro João Caetano (RJ)

Professores


- O grande sucesso do espetáculo "Planeta Terra", apresentado na "ECO-URBIS 92" (Primeiro Seminário Internacional sobre Problemas Ambientais dos Grandes Centros Urbanos), que reuniu chefes de Estado do mundo inteiro, no Rio de Janeiro
X