Patricia Chavarelli

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: Lucélia
  • Atividade: membro do grupo de pesquisa Dramaturgia do corpo-espaço
  • Atividade: Professora efetiva do curso de dança na Universidade Federal de Uberlândia
  • Atividade: territorialidade
  • Data de nascimento: 30/07/1969

Conteúdo

Patricia Chavarelli iniciou seus estudos de dança na Academia Lena Dança Moderna (Rondonópolis/MT), no ano de 1979, aos 10 anos de idade. Nessa academia fez aulas de balé, dança moderna e jazz, e posteriormente, deu aula para crianças de três a seis anos.

Vinculou-se, como bailarina, ao Grupo Origem e por meio deste, participou do Festival de Dança do Triângulo, em Uberlândia/MG, nos anos de 1988 e 1989.

Em 1988, com o fechamento da Academia Lena Dança Moderna, transfere-se para a Academia Máster, local que permaneceu até 1994. Alguns anos depois, desligou-se Grupo Origem e criou, juntamente com algumas alunas, o Grupo Faces, que participou de Festivais no Mato Grosso do Sul, podendo mostrar seu trabalho como coreógrafa em nível nacional.

Em 1995, mudou-se para Campo Grande (MS), onde fez aulas de jazz e dança moderna (técnica de Martha Graham) com a professora Leandra, da Academia Chorpus. Em 1996, transferiu-me para Uberlândia/MG, local que trabalhou e fez aulas no Studio Uai Q’dança. Nessa escola, deu aulas de dança educativa, balé clássico, jazz e alongamento. Paralelamente, fez aulas de balé clássico, sapateado americano e dança contemporânea.

No ano de 2002, ingressou no curso de Graduação em Dança na Universidade Federal de Viçosa (MG), graduando-se em maio de 2006. Em 2007, ingressou como aluna regular no Mestrado em Artes Visuais da Universidad Tecnologica Intercontinental – UTIC, em Ciudad Del Este , no Paraguay. Neste mesmo ano, iniciou sua carreira como professora universitária compondo o quadro de professores do curso de Educação Física, da União de Escolas Superiores Sobral Pinto - UESP (hoje com o nome de UNIC - Universidade de Cuiabá) até agosto de 2011. Logo após, transferiu-se novamente para Uberlândia para ingressar no corpo de professores da Graduação em Dança da Universidade Federal de Uberlândia (MG), como professora temporária.

Em 2012, passou a fazer parte, como pesquisadora-intérprete, do Grupo de pesquisa Dramaturgia do corpo-espaço e territorialidade. Em julho de 2013, ingressou como professora efetiva da referida instituição.
X