Pedro Paulo Kraszczuk

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: Santo André
  • Atividade: criador da marca Cecília Kerche
  • Atividade: Maître de Ballet
  • Data de nascimento: 29/03/1951

Conteúdo

Iniciou seus trabalhos com dança em 1967, em São Paulo. Como bailarino profissional, trabalhou por mais de 20 anos, tendo feito parte das seguintes companhias:
-Ballet Stagium
-Companhia Paulista de Dança
-Ballet de Câmara de São Paulo
-Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Estudou com grandes professores brasileiros e internacionais, dentre eles Maria Melló, Halina Biernacka, Décio Otero, Bill Martin-Visconde, Karen Schwarz, Anton Garcez e Azari Plisetsky.

Formado em Ferramentaria, Desenho Técnico e Mecânica, cria, em 1971, a HALPE: sua primeira fábrica de sapatilhas de balé.

A partir desta época o mercado passou a contar com sapatilhas de ponta e meia-ponta de qualidade superior, com preço mais baixo que o dos concorrentes da época, passando a ser o primeiro a fabricar sapatilhas em escala industrial e a exporta-las para os Estados Unidos, Japão, Paraguai, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.

Pedro foi responsável por um momento histórico no comércio das sapatilhas de ballet no Brasil. Ainda em 1979, fechou contrato de exportação, fabricando para a marca inglesa de sapatilhas Freed.

Em 1982, transfere-se para o Rio de Janeiro, continuando em paralelo sua carreira de bailarino, que mais tarde é interrompida devido a um acidente.

Torna-se então professor de balé e passa a dedicar-se ao estudo de anatomia, o que vai enriquecer ainda mais os seus conhecimentos sobre os movimentos dos pés.

Em 1988, cria a marca CECILIA KERCHE.

Pedro é laureado pelo Conselho Brasileiro de Dança (CID-UNESCO) com a MEDALHA DO MÊRITO ARTÍSTICO por relevantes serviços prestados à dança.

Links

http://www.revistadedanca.com.br/reportagem.php?id=33






(Liana Vasconcelos | SPCD Pesquisa)"" 323"

Trabalhos

Como Maître de Ballet:

1988/1992 – Professor convidado da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro;

1992/1993 – Professor convidado do Ballet do Teatro Colón, em Buenos Aires e do Ballet Argentino de La Plata.

1994/2008 - Trabalha como Coach de Elina Palshina (Solista do Ballet Bolshoi), Cecília Kerche (Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Fernanda Oliveira ( bailarina principal do English National Ballet), Vitor Luiz (Primeiro Bailarino do San Francisco Ballet), Thiago Soares ( Primeiro Bailarino do Royal Ballet) e Sophia Carolina (do Ballet de Munique).

2004/2005 – Professor convidado da Companhia de Dança Deborah Colker.

2006/2008 - Maître de Ballet e Répétiteur do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

2011- Professor Convidado da São Paulo Companhia de Dança
-Professor/Ensaiador da Temporada do Ballet Russo em São Paulo
- Professor convidado do Festival de Joinville

2013/ 2012 - Professor convidado da Companhia Jovem Dançar a Vida, para ministrar um curso de aprimoramento técnico.


X