Priscilla Mota

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: RJ
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • Atividade: Primeira Solista do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
  • Data de nascimento: 31/08/1982

Conteúdo

Priscilla começou a dançar desde criança em casa, imitando os passos de sua irmã Cláudia Mota. Seus estudos de balé clássico se iniciaram com Sérgio Lobato e Hortência Mollo. Também frequentou aulas de Jazz e Sapateado.

Posteriormente, ingressou na Escola Estadual de dança Maria Olenewa, da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob direção de Maria Luisa Noronha. Lá, teve aulas com Jacy Jambay e Dennis Gray.

Formou-se em 2000, quando já atuava como estagiária no Ballet do Theatro Municipal em todas as montagens da Cia. No ano seguinte ingressou na Cia de Jovem de Ballet do Rio de Janeio, sob direção de Dalal Achcar e Mariza Estrella.

Em 2002, através de concurso público, entrou para o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,
se tornando Segunda solista em 2005 e sendo promovida a Primeira solista em 2007.

Em 2012 recebeu a medalha do Mérito Artístico pelo Conseil Internacional de la Danse - Unesco, pela sua contribuição à dança e as artes brasileiras.

Links

Entrevista sobre a Comissão de Frente da Unidos da Tijuca : http://www.youtube.com/watch?v=JdVxPyVbxFk

Trecho do desfile da Comissão de frente da Unidos da Tijuca, escola Campeã do Carnaval de 2012: http://www.youtube.com/watch?v=sqBSZv55zkI&list=PL8340282A7C9C2C91&index=7

T
recho do desfile da Comissão de Frente da Unidos da Tijuca, escola campeã do carnaval em 2010: http://www.youtube.com/watch?v=UVIxH7K0b7o


(Liana Vasconcelos | SPCD Pesquisa)"" 319"

Trabalhos

Constam em seu repertório todos os grandes balés como Giselle", "Lago dos Cisnes", "O Quebra-Nozes", "A Bela Adormecida", “Coppelia”, "Onegin", "La Fille Mal Gardée","Paquita", "La Bayedere", "Romeo e Julieta", "Carmen" entre outros.

Recebeu medalha de versatilidade artística, além de prêmios nos Festivais de Joinville e CBDD.

Frequentemente participa como convidada de Galas e Festivais pelo Brasil, como: FIDA - Belém do Pará, Fendafor em Fortaleza-CE, Encontro de Dança de Natal-RN, Festival de Dança de Chapecó-SC, entre outros.

Já desenvolveu trabalhos de dança para cinema e publicidade. Paralelamente é bailarina do Grupo de Dança D.C., onde participou ao lado de Ana Botafogo no espetáculo "Uma em quatro", de João Wlamir.

Como coreógrafa, ganhou 1º lugar pelo Conselho Brasileiro da Dança em 2010, com a coregrafia "Réquiem para dois".

Comissão de frente da Unidos da Tijuca. Já tendo se apresentado em todas as capitais brasileiras, além de Itália e Angola e uma apresentação especial para a Primeira-dama americana Michelle Obama.

Também é coreógrafa do Brazilian Carnival Ball, maior baile de carnaval beneficente do mundo, que acontece em Toronto, Canada, onde milhões de dólares são arrecadados para pesquisas de cura contra o câncer.
"
X