Roberto Amorim

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: São Paulo
  • Atividade: Bailarino
  • Atividade: Coreógrafo
  • Atividade: professor
  • Data de nascimento: 22/11/1969

Conteúdo

Bailarino, professor e coreógrafo, iniciou seus estudos de balé clássico na Escola Municipal de Bailados (São Paulo/SP) e diplomado (reconhecido pelo MEC) pela Escola de Dança Pássaro de Fogo (São Paulo/SP). Teve como mâitres: Ismael Guiser,Yoko Okada, Ricardo Ordonez, Pedro Costa, Liliane Benevento,Maria Luizela, Aracy Evans, Camila Puppa, Rosani Garcia e outros.

Como bailarino clássico, participou de várias obras, tais como: O Pássaro Azul", "O Corsário", "La Bayadére", "Pássaro de Fogo", dentre outras. O início de sua carreira como professor foi direcionado ao jazz, tendo ministrado aulas em várias escolas da grande São Paulo e região. Ganhou prêmios como bailarino e coreógrafo, o que lhe proporcionou o convite para lecionar no I festival Mercosul - Latino Americano, em Buenos Aires, Argentina, em 1995.

Foi bailarino e coreógrafo da Cia de Danças Pássaro de Fogo (SP), durante 4 anos. Posteriormente, sua carreira foi encaminhada para a dança contemporânea, na qual o sucesso se repetiu com várias premiações em festivais, dentre elas, a de Melhor Coreógrafo dos anos de 1998 e 1999.

No ano de 1998, dançou com o Balé de Hamburgo (Alemanha), dirigido por Jhon Neymaier na temporada São Paulo /Rio de janeiro/Buenos Aires. Foi bailarino e mâitre de dança contemporâneo do Ballet Stagium, durante 7 anos, (1998 à 2004) , dirigido por Marika Gidali e Décio Otéro.

Criou a SOPRO Cia de Dança ao lado de Tatiana Portella em novembro de 1999. Em 2005, integrou o elenco do Balé da Cidade de São Paulo, onde permaneceu até o ano de 2008. Em 2006, ganhou o Prêmio Jovem Brasileiro pela SOPRO Cia de Dança.

No ano de 2007, com a SOPRO Cia de Dança participou do Circuito SESC de Artes, e em 2008, do Circuito Cultural Paulista, pela secretaria de Cultura, viajando pelo interior de São Paulo. Em 2008 e 2009, foi convidado especial do Festival de Recife e Fortaleza .

Com a SOPRO Cia de Dança realizou turneé no interior de Sâo Paulo, Nordeste e Sul (2006 a 2011).
De 2012 a 2014, ministrou aulas e dançou em Asperg (Alemanha). Atualmente, ministra aulas de Dança Contemporânea e Balé Clássico na Sopro Escola de Danças além cursos e montagens coreográficas para a SOPRO Cia de Dança e grupos por todo o país.

Principais atuações como bailarino e coreógrafo:
-X Festival de Dança do Triângulo (Uberlândia/MG)
-1994:Ópera Ievgueni Onieguin (Theatro Municipal de São Paulo)
-1995:Balé de Hamburgo (Alemanha)
-Theatro Municipal São Paulo e Rio de Janeiro
-Projeto Olenewa (São Caetano do Sul)
-Festival de Inverno de Campina Grande
-Oficina de Dança do Recife (PE, 1994 e1996)
-Passo de Arte (Grande ABC, 1993 a 1998)
-I Afluência da Dança (Convidado Especial, 1997)
-Taipei Arts Festival (Taiwan/China) com Ballet Stagium em 1998
-II Encontro Latino Americano de Dança: Prêmio de Melhor Bailarino (1998)
-Tourneés com com Ballet Stagium
-Mapa Cultural (Botucatu/ SP): melhor coreógrafo e coreografia (2000)
-Oficina de Danca Contemporânea no Sesc Belenzinho (Sã0 Paulo/SP, 2000)
-Viajou pela Europa (Holanda,Alemanha,Suíça,Áustria,Itália, Luxemburgo) dançando e ministrando cursos."

Links





Por Flávia Brassarola Borsani (pesquisa SPCD) 483

Trabalhos

Balé da Cidade de São Paulo
Balé Stagium
Balé de Hamburg
SOPRO Cia de Dança- espetáculos coreografados: Forró é Melhor", "JOGADO", "Cidade Desvendada", "ÁGAPE", "Ilúmina", "AMAR é...", "Dança Russa", "Quarteto para o fim dos tempos", "SENHA", "Bem-Vindo", "O Grito", "OIKOS", "SAGA", "Sinfonia", "Instantes" e "Fora de Rumo"."
X