Dança em Rede

Robson Duarte

  • Categoria: Profissionais da dança
  • Atividade: Bailarino
  • Atividade: Coreógrafo
  • Atividade: professor
  • Data de nascimento: 01/02/1962

Histórico

Nascido em Recife/PE, iniciou a carreira como bailarino em 1985, na sua cidade natal, com o espetáculo “Senhora dos Afogados” de Nelson Rodrigues, dirigido por Ruben Rocha Filho e coreografado por Mônica Japiassú. Na capital pernambucana participou de várias produções ao lado de profissionais como o coreógrafo checo, Zdenek Hampl com quem atuou em vários espetáculos entre os quais, “Festa da pedra” (1989), onde participou como bailarino e assistente de direção, a coreógrafa Maria Eduarda Gusmão, da Cia. Cais do Corpo, com a qual atuou no videodança “Duo elo” (Itaú cultural - 1991) dirigido pelos cineastas, Lírio Ferreira e Paulo Maurício Caldas e no espetáculo “Heptágono” (1994), na mostra de arte do nordeste do Brasil em Portugal. Em 1993 mudou-se para Porto alegre onde vem atuando em diversas produções de dança, teatro e audio-visual. Ê pós-graduado em Pedagogia da arte pela Universidade federal do Rio Grande do Sul e graduado em Licenciatura Plena em educação Física pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco.

Trabalhos

“2012/2011- XIRÊ” - curta-metragem (Em montagem) dirigido por Marcelo Pinheiro. selecionado no edital de audio-visual do Funcultura 2011, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Como intérprete e coreógrafo.

2012/2011 - “Ê assim que eles miam!” , um intercâmbio entre artistas brasileiros e cubanos com direção de Jessé Oliveira., contemplado com o prêmio FUNARTE de Artes Cênica na Rua 2010. Como ator/bailarino,

2010 - “Torcida da sorte Colombo/Mestre Mamzumba”. Campanha publicitária das Lojas Colombo para Copa do Mundo de 2010 no Rio Grande do Sul. Criação: Agencia Escala e produção: Estação Elétrica.Como ator/bailarino.

2010 - Espetáculo “Chão”
Festival OLONODÊ: A cena Negra Brasileira. Rio de Janeiro/RJ. 2010.
XV Festival Internacional de Danza em Paisajes Urbanas em Havana/Cuba, com o apoio do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultura do MinC. 2010. Festival Internacional “Janeiro de Grandes Espetáculos” em Recife/PE. 2010

2010 - Projeto “Altos & baixos” projeto de dança contemporânea em escadarias da cidade de Porto Alegre, dirigido por Décio Antunes e Maria Waleska Van Heldem. Como ator/bailarino e coreógrafo.
X