Rodrigo Garcia

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: RJ
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • Atividade: Bailarino
  • Atividade: coreógrafo de flamenco
  • Data de nascimento: 20/07/1973

Conteúdo

Iniciou seus estudos na dança espanhola em 1994 na Casa de Espanha do Rio de Janeiro com o Prof. Alberto Turina. Ê formado em Expressividade do Corpo, Construção de Personagem para Dança e Teatro e Biodança.

Estudou com os mestres Sara La Mora(Argentina), Yara Castro (SP) e Natália Meiriño (Argentina) e com bailarinos da Espanha como: Domingo Ortega, Inmaculada Ortega, Pol Vaquero, Rafaela Carrasco, Carmen La Talegona, Isaac de Los Reyes, Farruquito, Eva Yerbabuena e Sara Báras.

Em 1995, passou a integrar a Cia. Sol y Luna e em 1996 o Ballet da Casa de Espanha. Em 1998 conquista o primeiro lugar da categoria Profissional no Festival Tápias, com o Ballet da Casa de Espanha.

Em dezembro de 2007 recebe uma “Moção Honrosa” como artista expoente na dança, no Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, publicado em diário oficial.

Em julho de 2008, participou como bailarino do espetáculo “Simplesmente Flamenco”, que reuniu os profissionais de flamenco do Rio de Janeiro na Sala Baden Powel, sob a direção de Clara Kutner e realizado pelo Alma Flamenca.

Foi convidado duas vezes pelo bailaor espanhol Pol Vaquero, ex-solista do Ballet Nacional de Espanha, para participar de suas apresentações, no Rio de Janeiro em 2007 e, no Espírito Santo em 2008.

Foi convidado para participar do espetáculo da bailarina Inmaculada Ortega em 2009 no Rio de Janeiro. E em 2010 é convidado novamente para participar do espetáculo internacional “Un Poquito por Ortega” com Domingo Ortega e Inmaculada Ortega e os cantores espanhóis Manuel de la Malena e Matías Lópes, no Rio de Janeiro Teatro João Caetano e em Vitória, no Teatro da UFES.

Encerrou a Noite Nacional do IV Festival de Arte Flamenca do Espírito Santo, em 2010 com coreografia de sua autoria e acompanhado por Manuel de La Malena, um dos maiores cantores da Espanha.

Em abril de 2010 foi convidado para bailar no Viradão Carioca", projeto da Prefeitura em parceria com a Rede Globo, onde dividiu o palco do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro com Maria Thereza Canário e Tiza Harbas, violão de Allan Harbas e voz de Ana Bayer.

Foi convidado em maio de 2011 para dançar no espetáculo internacional "Flamenco + Flamenco", com Pol Vaquero, Isaac de Los Reyes e o cantor Juañares, no Teatro Maisón de France.

Como coreógrafo, conquistou várias premiações em festivais de dança realizados no Rio, dentre os quais destacam-se os primeiros lugares: Festival Internacional de Dança do Rio de Janeiro Tápias, Festival Arte de Dançar Spinelli, Corpo Livre e em 2011 o Rio Dance Festival, onde obteve 3 primeiros lugares e foi coreógrafo de Iago Rangel, premiado como Bailarino Revelação.

Lecionou no Rio de Janeiro nas escolas Spinelli, Petitte Danse, Dimensione Danzas e outras.

Ministrou workshops e bailou em vários estados do Brasil: Bahia, São Paulo, Espírito Santo, além do Rio de Janeiro.

Dirige sua própria Companhia, a Cia Garcia de Danza, além do Projeto Noche Flamenca e seu próprio estudio de dança, o Flamenco Estudio Garcia. "

Links

http://rodrigogarciarj.webnode.com/

Por Luiza Libardi | Pesquisa SPCD 239

Videografia

http://youtu.be/pNXFGVK7Ff8

http://youtu.be/og4WpzN7iWw

http://youtu.be/X6jDIn4EGAk

http://youtu.be/8k8XYc9_a4M

http://youtu.be/wf4-OpSaOTc
X