Teresa Augusta

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: RJ
  • Atividade: Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
  • Atividade: professora de ballet clássico
  • Data de nascimento: 19/04/1968

Conteúdo

Iniciou seus estudos de balé aos oito anos. Formou-se pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, dançando no espetáculo de encerramento A Bela Adormecida" completa, como protagonista.

Aos 15 anos, ganha uma bolsa de estudos para a Escola David Howard, em Nova York.

Participa do 2° Concurso Nacional de Ballet e Coreografia, realizado pelo Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), ganhando o primeiro lugar e o troféu Projeto Aquarius, do Jornal O Globo, como melhor bailarina do Concurso, apresentando-se no Programa Fantástico da Rede Globo.

"

Links

(Por Liana Vasconcelos | Pesquisa SPCD) 797

Trabalhos

Em 1985, ingressa por Concurso Oficial para o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, participando desde então de todo o repertório da cia, como solista.

Em 1989, deixa o Brasil para fazer parte do Ballet de Hamburgo, sob direção de John Neumeier, dançando os balés Magnificat, Romeu e Julieta, Peer Gynt, V Sinfonia de Mahler e Sonho de Uma Noite de Verão.

Viajando com a Cia., apresentou-se nos Teatros: Ópera de Paris, ópera de Stuttgart, Teatro Bolshoi, Kirov e Teatro Antico em Taormina.

De volta ao Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, passa a dançar os primeiros papeis nos balés: Coppélia, O Quebra-Nozes, Les Silphides, Pas de Deux de O Cisne Negro, O Descobrimento do Brasil, La Fille Mal Gardè e, Suite en Blanc, Pas de Quatre (como Carlotta Grisi), Les Noces, Paquita, Napoli-Tarantelle, Serenade, La Sylphide, O Lago dos Cisnes, Divertimento n°15, Les Présages, A Bela Adormecida e Onegin.

Teresa Augusta possui licenciatura em Dança pela UniverCidade e é professora da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.
X