Destaques na Mídia
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Cultura em Lyon: encontro brasileiro na Maison de la Dance
Martine Pullara, Lyon Capitale/França
fevereiro, 2022O programa apresentado pela Companhia na Maison de la Danse convida quatro coreógrafos, cada um com seu universo particular, mas um ponto comum: captar a emoção e o virtuosismo dos bailarinos para nos oferecer uma dança com precisão.
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Brilhante noite de dança contemporânea brasileira
Lyon Newsletter/França
fevereiro, 2022Os dançarinos eram flexíveis e graciosos. A música brasileira nas vozes encantadoras dos cantores ajudaram a criar uma atmosfera amorosa com uma pitada de sensualidade. Um verdadeiro sucesso!
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Esperanças pós pandemia
Fátima Nollen , Dancing Times/ Grã-Bretanha
janeiro, 2022As companhias de dança da América Latina presenciaram diversas reações frente aos desafios da pandemia de Covid-19. Fechamentos de teatros e sedes e a velocidade na vacinação da população foram diferentes de país para país, e mesmo entre regiões de uma mesma nação como foi o caso do Brasil, onde uma companhia tem uma presença constante. A São Paulo Companhia de Dança trabalhou durante o lockdown com hibridismo entre programação digital e performances nos teatros, com e sem público ao vivo. Graças às constantes filmagens e registros do trabalho da SPCD desde sua criação em 2008, a criação de materiais multimídia é algo que está em seu DNA.
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Patronos para a Dança
Flávia Fontes Oliveira, Valor Econômico/Brasil
dezembro, 2021[…] Novas maneiras de sustentar as atividades artísticas estão sendo experimentadas. A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), por exemplo, lançou há poucas semanas o seu Programa de Patronos. A estrutura e o nome são novos para a dança no Brasil, mas tradicionais em companhias estrangeiras, como o American Ballet Theater, a Ópera de Paris e o New York City Ballet.
No Brasil já há alguns exemplos de museus e orquestras que contam com essa forma de mecenato, mas é o primeiro caso em um grupo de dança.
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Dança que encanta
Christel Voith, Stuttgarter Zeitung/Alemanha
novembro, 2021Ao final do espetáculo da São Paulo Companhia de Dança, longos e intensos aplausos agradecem aos brasileiros.
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Peso e leveza brasileira
Alexandra Karabelas, Die Rheinpfalz/Alemanha
novembro, 2021Fundada em 2008, os dançarinos da São Paulo Companhia de Dança fascinam o público, não só devido a sua elevada vitalidade física, presença e expressividade, mas também pelo repertório que não é familiar aos olhos europeus.
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Entre luz e sombra
Nora Abdel Rahman, Mannheimer-Morgen/Alemanha
novembro, 2021Ao mesmo tempo, a São Paulo Companhia de Dança mostra todo o seu brilho e entrega ao público uma noite com esta mistura grandiosa de música e dança.
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São Paulo Companhia de Dança
Ulrike Nehrbaß, Landesart - SWR/Alemanha
novembro, 2021Os dançarinos da São Paulo Companhia de Dança pertencem ao crème de la crème da arte do Brasil.
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Um convidado que surpreende
Andrea Kachelrie, Stuttgarter Zeitung/Alemanha
novembro, 2021E como eles dançaram! O ritmo das companhias brasileiras nunca para de surpreender. Era isso que a São Paulo Compahnia de Dança tem a oferecer. A companhia traz três peças na bagagem para a turnê, cada uma delas refletindo, à sua maneira, sobre o senso de comunidade e o risco de sua divisão com tanta precisão que esta noite de dança também foi um comentário muito atual sobre as questões de nosso tempo.
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Imbatíveis juntos
Dietholf Zermeck, Ludwigsburg Kreiszeitung/Alemanha
novembro, 2021Três coreógrafos, três linguagens de dança muito diferentes: desde que foi fundada há treze anos, a São Paulo Companhia de Dança se tornou uma companhia única no Brasil em termos de perspectividade múltipla. A cena da dança brasileira é tão parte de sua identidade quanto a diversidade europeia da dança moderna e da tradição clássica. Em sua mais recente apresentação em Ludwigsburg, a companhia apresentou um programa fascinante que trouxe à luz suas melhores qualidades.
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Poderosa dança
Claudia Schuller, Fürther Nachrichten/Alemanha
novembro, 2021Há muito tempo que a cena de dança regional estava ansiosa por esta noite. Agora finalmente chegou o momento. A São Paulo Companhia de Dança mostrou seu virtuoso porte em Fürth. O grupo brasileiro trouxe três espetáculos de coreógrafos muito diferentes, mas todos eles têm uma coisa em comum: seus altos padrões.
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Em busca de amigos
Ana Paula Sousa, Carta Capital/Brasil
novembro, 2021Mas os convidados que lá estiveram não foram ver uma nova coreografia, e sim conhecer o Programa de Patronos lançado pela São Paulo Companhia de Dança.
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DANÇA INSPIRADA EM REVOADA DE PÁSSAROS
Simon Bussieweke, Die Glocke/Alemanha
novembro, 2021Paixão e Energia: Fundada em 2008, a São Paulo Companhia de Dança é uma das companhias de maior relevância na América Latina. Já tendo se apresentado na cidade de Gütersloh durante uma temporada em 2016/17, a SPCD retorna para uma noite multifacetada.
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‘Significa abrir caminhos’, diz Leilane Teles, coreógrafa de Umbó da São Paulo Companhia de Dança
Miguel Arcanjo Prado, Blog do Arcanjo/Brasil
outubro, 2021Quem presenciou a bailarina Leilane Teles dançar com leveza, carisma e absoluta precisão técnica no musical Donna Summer na noite desta última sexta (15) mal podia imaginar que diante dela estava um dos fins de semana de maior importância em sua trajetória artística. Afinal, a baiana radicada na capital paulista estreia como coreógrafa da São Paulo Companhia de Dança com Umbó, neste sábado (16) e domingo (17), no Teatro Alfa, grande templo da dança brasileira. Ela foi especialmente convidada para a função pela diretora artística da SPCD e ícone da dança brasileira Inês Bogéa.
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Uma combinação ousada
Ilona Landgraf, Landgraf on Dance/Alemanha
outubro, 2021Antes de retomar suas turnês internacionais, a São Paulo Companhia de Dança abriu sua temporada no Brasil no Teatro Sérgio Cardoso com uma nota dupla refrescantemente ousada que contrastou o segundo ato de Giselle – peça fundamental da era romântica – com Agora, uma vigorosa criação de 2019 da coreógrafa Cassi Abranches. (…) Por enquanto, a SPCD não tem planos de encenar uma Giselle completa – mas, dado seu domínio do desafiador Ato II, pode valer a pena repensar essa decisão.
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Explorando um sonho romântico
Ilona Landgraf, Landgraf on Dance/Alemanha
junho, 2021A performance [de Les Sylphides] foi apresentada virtualmente como parte do programa educativo da Companhia e foi seguida por uma palestra de 30 minutos sobre a obra e sua produção (…) notavelmente traduzida simultaneamente em linguagem de sinais (uma conquista ainda a ser estabelecida na Europa). (…) Apesar de Les Sylphides não ter enredo, fica evidente que o comovente poeta está em meio a um sonho romântico.
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Outro lance mallarmaico de dados da São Paulo Companhia de Dança
Wagner Corrêa de Araújo, blog Ópera & Ballet/Brasil
junho, 2021(…) Com brilhantismo ímpar para tempos pandêmicos, da São Paulo Cia de Dança em dois envolventes momentos coreográficos disponíveis nas plataformas digitais. De um lado, uma visceral parceria virtual une duas cias do maior relevo no universo contemporâneo da dança: a São Paulo Cia de Dança e o Ballet Am Rhein, de Dusseldorf, com apresentação simultânea das coreografias Come In, da canadense Aszure Barton, e Inquieto, da lavra de Henrique Rodovalho. As duas obras funcionando como um provocativo experimento dos jogos de movimento num contexto cênico. (…) Por outro, sob surpreendente ideia da diretora Inês Bogéa, o confronto clássico romântico na releitura de Ana Botafogo para Les Sylphides (Chopiniana) e o clima contemporâneo brasileiro de Só Tinha de Ser Com Você, obra de exemplar substrato inventivo de Henrique Rodovalho, abrindo, assim, a temporada 2021 presencial da SPCD no Teatro Sérgio Cardoso Pedro.
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Companhias de dança se preparam para o retorno das apresentações presenciais
Moniele Nogueira, Bom Dia SP - TV Globo/Brasil
junho, 2021Pés no palco, mãos no alto, olhos cheios de esperança. Os bailarinos da São Paulo Companhia de Dança ensaiam à espera do dia em que poderão mostrar novamente todo o talento para o público. (…) Eles estão treinando sem máscara, mas todos foram testados antes, assim como todas as pessoas que acompanharam este momento – até a nossa equipe -, uma cuidadosa adaptação para o retorno aos palcos durante a pandemia.
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Corpo de Baile
Iara Biderman, Folha de S.Paulo / Brasil
junho, 2021Criar unidade do corpo de baile em cena, outro cânone, foi o trabalho de Ana Botafogo. “Les Syphides”, que a bailarina já interpretou várias vezes, é sua primeira recriação de um grande clássico como coreógrafa.
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‘Les Sylphides’: Ana Botafogo remonta balé clássico para a SPCD
Eliana Silva de Souza, O Estado de S.Paulo/Brasil
junho, 2021Criada em 2008, a São Paulo Companhia de Dança, corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, se firmou no cenário das artes e se mantém como um grupo que vive em busca do diálogo entre gerações, como afirma sua diretora Inês Bogéa. Prova disso é a parceria que faz agora com a carioca Ana Botafogo, primeira-bailarina do Theatro Municipal do Rio. (…) Claro que, em momento de isolamento social, montar um espetáculo de dança exigiu o máximo de cuidado, o que foi seguido rigorosamente pelos envolvidos. Todos passam por testes constantes para covid, mantêm distanciamento, máscara em tempo integral, que é só retirada no momento da apresentação, sendo mantida nos ensaios, e o teatro seguirá os protocolos do Plano São Paulo – duração aproximada de 1 hora, sem intervalo, e ocupação limitada. Para o público de casa, a transmissão será pelo canal do YouTube da SPCD e na plataforma Cultura em Casa.
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