Dança em Rede
Bethania Gomes
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Brasil
- Cidade de origem: Rio de Janeiro
- Atividade: Professora
- Data de nascimento: 26/12/2023
Histórico
Bethania Gomes, perfil no site da companhia. Foto: Divulgação.
Bethania Gomes, Firebird (1982), Dance Theatre of Harlem. Foto: Eduardo Patino | Divulgação.
Bethania Gomes e James Washington, First Theme, The Four Temperaments (1946), Dance Theatre of Harlem, 2000. Foto: Ellen Crane | Divulgação.
Biografia
Bethania Gomes começou a fazer ballet aos 9 anos de idade por indicação do ortopedista. Ela não gostava das aulas, se sentia deslocada por ser a única menina negra da turma. As coisas mudaram quando a sua mãe, Beatriz Nascimento ‒ uma das principais intelectuais negras brasileiras, que dá nome hoje à Biblioteca do Arquivo Nacional ‒ trouxe livros e revistas com fotos de bailarinas negras, várias delas do Dance Theatre of Harlem. Ela descobriu onde queria dançar.Aos 13 anos, ingressou na escola do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e foi aluna de Consuelo Rios. Nesse mesmo ano, o Dance Theatre of Harlem veio ao Brasil e uma de suas professoras a levou para assistir a uma masterclass da companhia. Assim, conheceu Arthur Mitchell, bailarino, coreógrafo e fundador do Harlem.
Em 1988, ela entrou para o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mas saiu no ano seguinte devido ao racismo que sofreu. Em 1990, foi a Nova York em busca da companhia que almejava. Fez um teste, passou e ingressou no Dance Theatre of Harlem School. Dois anos depois, entrou como aprendiz na companhia. Em 2001, tornou-se solista e no ano seguinte foi promovida a primeira-bailarina do Dance Theatre of Harlem. Bethania foi a primeira bailarina brasileira negra a alcançar o posto mais alto de uma companhia internacional.
Em sua primeira viagem com o Harlem, foi à África do Sul e dançou para Nelson Mandela. Viajou profissionalmente a 26 países.
Em 2007, ela ficou grávida e voltou ao Brasil. Nesse período, deu aulas no projeto Dançando Para Não Dançar, onde descobriu Ingrid Silva, hoje primeira-bailarina do Dance Theatre of Harlem; anos depois, voltou aos Estados Unidos, agora como professora e técnica dos bailarinos e bailarinas da companhia. Além disso, também trabalha como coreógrafa e coach.
Principais trabalhos
Dançou os papéis principais das obras Romeu e Julieta (1976), de Gabriella Taub-Darvash; Firebird (1982), de John Taras (1919-2004); O corsário (1974), de Karel Shook (1920-1985); Return (2000), de Robert Garland; South African Suite (1999) e The Greatest (1977), de Arthur Mitchell (1934-2018); Signs and Wonders (1995), de Alonzo King; Adagietto No. 5 (1977), de Royston Maldoom; The Four Temperaments (1946), de George Balanchine (1904-1983); e Concerto in F (1981), de Billy Wilson (1935-1994).Dançou para o Prince e The New Power Generation em uma temporada, em 1997. Também participou como artista convidada do Complexions Contemporary Ballet e coreografou para a campanha Nike Black History Month.
Bibliografia
(Cássia Pires | Pesquisa SPCD)
Links
Perfil no site do Dance Theatre of Harlem
<https://www.dancetheatreofharlem.org/outreach/arts-education/dancing-through-barriers-teaching-artists/>
Verbete editado por:
Atualizado (DEZEMBRO 2020)