Dança em Rede

Ana Cristina Carvalho Pereira

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: MG
  • Atividade: Professora no curso de Licenciatura em Dança da UFMG

Histórico

Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Dança e do curso Pedagogia do Movimento, ambos da Escola de Belas Artes - UFMG. Bailarina e maitre de dança. Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, mestrado em Educação Tecnológica (Linguagem e Cognição) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2005) e doutora pela UFMG, com foco em Processamento da Linguagem (gesto e cognição| 2010). Ê membro da Associação Brasileira de Pesquisa, pós-graduada em Artes Cênicas e assessora das Proposições Curriculares da Educação Infantil da Prefeitura de Belo Horizonte. Coordena na Escola de Belas Artes - UFMG o Programa de Extensão Artes Cênicas: Ações Formativas e os projetos de Extensão Linguagem Corporal na Educação Infantil e Profissionalização da Dança. Mantém o site GESTOLab, desde 2013. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, linguagem corporal e cognição, ensino de dança e educação infantil.

Bibliografia

ARTIGOS PUBLICADOS:
PEREIRA, A. C. C. . Gesto. WIKI Psicolinguística, v. 1, p. 1-4, 2010.
Citações: 1
PEREIRA, A. C. C. . Memória, identidade e formação do profissional de dança. Caderno de Encenação, v. 2, p. 101-105, 2009.
PEREIRA, A. C. C. . Analogias e metáforas como mediação cognitiva na aprendizagem do balé: uma releitura com base na teoria de redes de integração conceitual. Intercâmbio (CD-ROM), v. XVI, p. 1-16, 2007.
PEREIRA, A. C. C. ; CARVALHO, E. M. . Aprendizagem significativa e o uso de metáforas no ensino de balé. Indivisa, Boletín de Estudios e Investigación, v. VIII, p. 167-177, 2007.
PEREIRA, A. C. C. . Ontem e Hoje: escola, corpo e dança. Educação em Foco (Juiz de Fora), Belo Horizonte, v. 1, n.2, p. 7-13, 2006.
PEREIRA, A. C. C. ; NAGEM, R. L. ; CARVALHO, E. M. . Linguagem e cognição: analogias e metáforas no ensino da dança clássica. Educação & Tecnologia, v. 9, p. 54-54, 2004.
PEREIRA, A. C. C. . Da mitologia grega aos Parâmetros Curriculares Nacionais, a arte da dança e sua importância no processo da formação humana. Aula magna (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 09, p. 58-63, 2003.
PEREIRA, A. C. C. . Na escola também se dança. AMAE Educando, Belo Horizonte, v. 318, p. 46-46, 2003.
FERREIRA, M. L. ; PEREIRA, A. C. C. ; SILVA, V. C. A. . Reflexos da modernidade nas políticas de Educação Superior: o caso brasileiro. Aula magna (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 08, p. 68-80, 2002.
PEREIRA, A. C. C. . Oficinas de arte: quem não gosta. AMAE Educando, Belo Horizonte, v. 312, p. 18-19, 2002.
PEREIRA, A. C. C. . Dança: uma nova linguagem na escola. Aula magna (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 07, p. 09-13, 2001.
LIVRO:
PEREIRA, A. C. C. (Org.) . Dança: cartografia do sensível: corpos em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: PIBID/FAE/UFMG, 2013. v. 1. 52p .

Links

Coordenadora do GestoLab:

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)