Dança em Rede
Dança por Correio
- Categoria: Coreografias
- Ano de criação: 2012
- Duração: 45
- Grupos de estreia: Grupo Zumb.boys
- Autores: Márcio Greyk
Histórico
Grupo Zumb.boys em Dança por Correio | Fotos: Adriano Escanhuela | Divulgação
“Dança por Correio” é uma intervenção artística, que carrega a imagem da “entrega” como metáfora em sua criação e seu desenvolvimento.
A dança é o instrumento que aproxima as pessoas e estabelece conexões para construir momentos. Portanto é necessário pensar a dança não apenas pelas propostas que transformam o corpo ou o jeito de se movimentar, mas a partir do encontro vivido pela experiência construída e o que dela pode ser absorvida e carregada.
Com a intensão de interferir nos fluxos cotidianos, as pessoas são convidadas a escolher uma carta, e a partir de seu conteúdo criasse a entrega, o encontro, a dança, interferindo em seu trajeto diluindo a arte em seu dia.
Disponibilidade no olhar e escuta sensível para as pessoas e o território, é guia para os “carteiros”, que vão para rua com o desejo de entrega e de jogo, permitindo-se saborear tais contextos e entregando–se para pessoas que nunca viram e talvez nunca voltem a encontrar.
Sinopse
Tem o desejo de comunicar-se com os transeuntes, viajantes de sua própria cidade e turistas de uma vida dedicada ao infinito trabalho e busca pelo conforto, utilizando seus corpos para traduzir as sensações de um “ser urbano”. A intenção é interferir nos fluxos cotidianos, na paisagem urbana, fazendo com que as pessoas escolham uma carta, e a partir dessa escolha seja determinado o que será dançado, onde o intérprete-criador traduzirá os sentimentos e sensações que a carta expressou, com o intuito de transformar e interferir no trajeto das pessoas que por ali passam, diluindo a arte no cotidiano.
MINIBIO DO COREÓGRAFO
Em sua trajetória trilhou sua formação sobre o campo Artístico e Educacional, por acreditar ser ações transformadoras, por inspirar e conectar pessoas. É diretor e interprete criador do Grupo Zumb.boys. É pedagogo, assistente artístico e Arte Educador no Projeto Núcleo Luz desde de 2007. Atua como preparador corporal e provocador artístico em processos criativos de grupos e artistas independentes de dança e teatro. Idealizador e criador do «método de ensino Zumb.Boys», procedimentos que são compartilhados em cursos e workshops. Formou-se no Método de Reeducação do Movimento Ivaldo Bertazzo, paralelamente participou da Cia Teatro e Dança Ivaldo Bertazzo por 4 anos, logo após atuou na Cia Omstrab por 7 anos. Foi cofundador do grupo de pesquisas ritmos e danças Batakerê. E desde de 2003 se dedica a pesquisas e práticas das Danças Urbanas.
Bibliografia
Berezin, Josie. «Semanas de Dança: a prática de uma curadoria descolonial.» Anais dos Seminários de Pesquisa do PPG Artes da Cena (2019).
Videografia
Espetáculo na Íntegra:
Vídeo Teaser:
Links
Canal no Youtube
Site Grupo Zumb.boys
Instagram – @zumb.boys
(Igor Gasparini | Pesquisa SPCD)