Dança em Rede

Ingrid Silva

  • Data de nascimento: 24/11/1988

Histórico

   

Ingrid Silva. Foto: Divulgação.

     

BIOGRAFIA

  Aos 8 anos, Ingrid Silva iniciou os seus estudos no projeto Dançando Para Não Dançar. Aos 12 anos, ingressou na Escola de Dança Maria Olenewa; depois, no Centro de Movimento Deborah Colker com bolsa integral. Aos 17 anos, foi estagiária do Grupo Corpo. Ao terminar o ensino médio, ingressou no Centro Universitário da Cidade (Univercidade), mas um encontro mudou o seu caminho. Em visita ao Brasil, a bailarina brasileira Bethania Gomes, então primeira-bailarina do Dance Theatre of Harlem, a viu dançar e pediu um vídeo para que Ingrid pudesse participar da audição para um curso de férias da companhia. Ela passou na audição, ganhou bolsa de estudos e ficou um mês em Nova York. No ano seguinte, foi convidada a ingressar na companhia. Primeiro, fez parte do Dance Theatre of Harlem Ensemble, segunda companhia voltada ao treinamento profissional, e do Dancing Through Barries Ensemble, programa de educação artística e engajamento comunitário. Em 2013, ingressou na companhia principal, onde atua até hoje. Como artista convidada, trabalhou com o Dançando Para Não Dançar (Brasil), Armitage Gone! Dance (EUA) e Francesca Harper Project (EUA). Trabalhou com coreógrafos renomados como Arthur Mitchell, Donald Byrd, John Alleyne, Darrell Grand Moultrie, Francesca Harper, Robert Garland, David Fernandez, Karole Armitage, Deborah Colker, Rodrigo Pederneiras, Annabelle Lopez Ochoa, entre outros. Como embaixadora cultural para os Estados Unidos, ministrou workshops em Honduras, Jamaica e Israel. Atualmente, é embaixadora Global da Activia. Ingrid Silva é fundadora do EmpowHer New York, uma plataforma colaborativa criada para compartilhar histórias e dar voz às mulheres, e cofundadora do Blacks in Ballet, com os bailarinos Ruan Galdino, do Joburg Ballet, e Fábio Mariano, do Collage Dance Collective.  

Trabalhos

Como bailarina do Dance Theatre of Harlem, suas participações mais importantes foram em Glinka Pas de Trois (1955), Valsa-Fantaisie (1969) e Agon (1957), de George Balanchine (1904-1983); Dancing on the Front Porch of Heaven (1993), de Ulysses Dove (1947-1996); Return (2000), de Robert Garland; e Far but Close (2013), de John Alleyne.

Atuou como solista nas obras Lark Ascending (1972), de Alvin Ailey (1931-1989); Contested Place (2012), de Donald Byrd; System (2017), de Francesca Harper; Vessels (2014), de Darrell Grand Moultrie; e Change (2016), de Dianne McIntyre.

Em 2014, participou do BrazilFoundation Gala, no Lincoln Center.

Antes de se mudar para os Estados Unidos, participou do filme Maré, Nossa História de Amor (2007), de Lúcia Murat.

 

 

 

Por Cássia Pires | Pesquisa SPCD

Videografia

Variação do Pássaro de Fogo, programa Conversa com Bial
<https://globoplay.globo.com/v/7983699/>

Trecho de Mother Nature
<https://www.youtube.com/watch?v=0Bnt3xOuoIM>

Trechos de Glinka pas de trois
<https://www.youtube.com/watch?v=t8svdWhZESk>

Ingrid Silva: revolucionando o clássico, Trip TV, 31 out. 2019
<https://www.youtube.com/watch?v=Z5VfDrnEBxY>

Perfil no site do Dance Theatre of Harlem
<https://www.dancetheatreofharlem.org/people/ingrid-silva/>

X