Dança em Rede

José Carlos Arandiba (Zebrinha)

  • Data de nascimento: 10/11/1954

Histórico

Começa a dançar adolescente no Colégio Estadual Duque de Caxias, em Salvador, onde fez o ensino médio. Aos 17 anos, integra o Grupo Folclórico Exaltação à Bahia, pertencente à própria instituição, onde atua como bailarino e coreógrafo, o que o leva a pesquisar tradições e ritos do povo baiano.

Ê contemplado com uma bolsa de estudo para a Escola de Forma e Movimento de Carmen Paternostro, onde tem o primeiro contato com a dança moderna com Ângela Dantas, e, mais tarde, em paralelo às aulas do curso superior em Medicina Veterinária, passa a integrar o Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia, então sob a direção do norte-americano Clyde Morgan, que o inspira a explorar a africanidade na dança.

Assim, decide que precisar estudar fora para traçar a carreira em dança que almejava. Diploma-se em técnica de dança moderna pela Stadeljik Conservatorium em Dans Academie te Arnhem (Holanda) e em dança clássica pela Académie Princésse Grace, de Mônaco e se especializa em dança moderna e jazz pela University of British Columbia de Vancouver (Canadá) e pelo Alvin Ailey Dance Center (USA).

Atua como dançarino solista em diversas companhias em todo o mundo, como Ballet Real de Monte Carlo, Alcazar de Paris, Paradis Latin (França) e Group Introdans (Holanda).

Como professor leciona em escolas como Association Frji de Bruges (Bélgica), Academie Internationale de Danse (França), Studio 54 (Alemanha), Studios Claudette Walker (França), Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Retorna ao Brasil em 1987 com intenção de ser professor de dança moderna na Universidade. Sem sucesso, é convidado a dar uma aula de balé no Balé Folclórico da Bahia, que logo se transforma em um curso disputado. A partir de 1993, ele passa a atuar como diretor artístico do grupo.

Como coreógrafo realizou trabalhos para os espetáculos: “Essa é a Nossa Praia”, “Ó Paí Ó” e “Cabaré da Raça, Zumbi”, “Medeia Material”, com o Bando de Teatro Olodum, “A Vida de Castro Alves”, “O Casamento do Pequeno Burguês” e “Zumbi”, em Londres, produzido pela British Theater Cooperation. Atuou, também, como solista ao lado de Liza Minnelli, Tina Turner, Joel Grey, Zizi Jeanmaire, Mirrelle Mathieu e Ben Vereen. Como modelo desfilou para Cartier, Adidas e Naf Naf, entre outros.

Links

(por Amanda Queirós | Pesquisa SPCD) 656
X