Criações
be yourself – everyone else is already taken (2025)
Coreografia: Michael Bugdahn e Denise Namura
Em repertório
be yourself – everyone else is already taken (2025)
Concepção, coreografia e dramaturgia: Michael Bugdahn e Denise Namura
Composição da música original, trilha sonora e texto: Michael Bugdahn
Músicas adicionais: Manyfingers, Arcade Fire (Peter Gabriel)
Locutores (voz off): Mario Spaziani (português), Jean-Damien Fleury (francês), Jörg Schnass e Doris Streibl (alemão)
Vídeos: Doves and Noise e INDU 02, de Stefan Kranefeld – em versões modificadas
Vídeo adicional: Olhar, de Michael Bugdahn
Iluminação: Caetano Vilela
Figurinos: Fábio Namatame
Apoio: Centre National de la Danse, Pantin (prêt de studio) e La Ménagerie Technologique (Sophie Colin, Bertrand Manuel)
Bailarinos: 14
Duração: 28 minutos
Estreia: 2025 | Teatro Sérgio Cardoso, São Paulo, SP
Quem sou eu? E, se sim, quantos? É muito fácil perder-se em nosso mundo moderno, com todos os seus saberes, conhecimentos e um acesso quase ilimitado a uma infinidade de informações — um mundo em que os recursos naturais se tornam cada vez mais escassos e os relacionamentos cada vez mais superficiais. Como construir-se, forjar uma identidade própria e autêntica, em um contexto pouco favorável ao indivíduo, mas que, paradoxalmente, glorifica o “eu” — ainda que tente padronizá-lo? Como lidar com essa contradição sem negar nossas origens e particularidades, valorizando nossas diferenças? A velha pergunta “De onde venho e para onde vou?” continua atual. Como projetar-se não apenas em um futuro incerto, mas na realidade concreta da vida presente? Após o colapso das utopias, em uma época regida por um realismo extremo e suas restrições, o simples ato de sonhar tornou-se um gesto de resistência. Talvez seja hora de sonhar novamente. Sonhar uma utopia individual — e fazer com que ela não seja uma ilusão em um lugar inexistente, mas uma realidade possível, aqui e agora, em algum canto desses múltiplos mundos em que habitamos. “Não podemos deixar de agradecer algumas pessoas que foram – e são – essenciais para o desenvolvimento do nosso trabalho, não apenas aqui, mas ao longo de tantos anos, como Stefan Kranefeld, Doris Streibl, Genny Patah Namura, Harald Schwarzer, Jean-Damien Fleury, Jörg Schnass, Monika Bugdahn e Silvia Namura Dias”, reforçam os coreógrafos.
be yourself – everyone else is already taken é a primeira obra de Michael Bugdahn e Denise Namura para a São Paulo Companhia de Dança.