Dança em Rede

Alessandra Zappelini

  • Data de nascimento: 04/04/1980

Histórico

Iniciou-se na arte flamenca em 1999 em com bailaor e coreógrafo Danny Souza, em Florianópolis.

Aprimorou os conhecimentos no Flamenco com mestres internacionais como La China, Alfonso Losa López, da Espanha e Mirian Galeano (Perlita) do Paraguai.
Entre os nomes do flamenco nacional destaca-se Cylla Alonso, Fabio Rodriguez, La Morita, Yara Castro, Andrea Del Puerto, Andrea Franco, Pedro Fernández com os quais fez cursos e desenvolveu sua técnica.

Em 2001, integrou o Grupo Fario Gitano dirigido por Danny Souza e participou de diversas competições nacionais de dança como XIX Festival de dança de Joinville e Passo de Arte em Santos. Com este mesmo grupo, participou dos Festivais Internacionais de Flamenco em São José dos Campos.

Em 2006, juntamente com outras bailaoras de Florianópolis, formou a Sur Flamenco Cia de Danza. Com este grupo, produziu workshops nacionais de flamenco e organizou cinco edições dos Encuentros Sur Flamenco.

Em 2011, produziu 6 edições do evento Jueves Flamencos juntamente com as bailaoras Marina Moura e Daniela Martorano.

Praticou sapateado americano (tap dance) com a professora, bailarina e coreógrafa Bia Mattar, além de práticar dança moderna brasileira e técnica acrobática de pole dance com a professora Tatiana Mendes.

Atualmente, trabalha como bailarina e coreógrafa de flamenco. Ê fisioterapeuta e ministra aulas de Pilates para bailarinos com ênfase em reeducação do movimento.

Trabalhos

Participações em espetáculos
Cuerpo al Baile (2008) - produção e coregrafia;
Danza (2008) - participação;
Suena Granada (2011) participação e coregrafia;
Patio Andaluz (2011) - participação e coregrafia.

Videografia

http://youtu.be/f61NB0vmMVc

http://youtu.be/zZ9PhvOSU1o


Por Luiza Libardi | Pesquisa SPCD
X